Cresce o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Publicado em 14/03/2024 - 21:18 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os casos Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continuam crescendo na maior parte do país em todas as faixas etárias. É o que aponta o novo Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz. Esse quadro foi observado em praticamente todas as regiões do país, provocado pelos diversos tipos de vírus que estão circulando no território nacional, como os que causam covid-19 e gripe e também vírus sincicial respiratório e rinovírus.

Os casos provocados por coronavírus tiveram aumento nos estados do Centro-Sul. A incidência da síndrome por covid-19 continua sendo mais forte entre as crianças pequenas e a população a partir de 65 anos de idade. Mas em Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, houve desaceleração do crescimento em idosos nas últimas semanas. 

Já os casos por infecção de influenza aumentaram em estados do Nordeste, Sudeste e Sul. A gripe tem assumido formas graves principalmente em crianças, pré-adolescentes e idosos.

Quanto às ocorrências associadas ao vírus sincicial respiratório, o Infogripe verificou crescimento em estados de todas as regiões do país. Esse tipo de vírus causa casos graves principalmente em crianças de até dois anos de idade. 

Mas o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ressalta uma combinação preocupante na faixa etárea dos 5 aos 14 anos. "Quando vemos crianças e pré-adolescentes, a gente vê uma mistura. Influenza, covid, rinovírus e o sincicial nas crianças pequenas em todas as regiões. É um cenário que requer atenção e um cuidado redobrado, principalmente em quem está com sintomas". 

A análise é referente ao período de 3 a 9 de março. Neste ano foram notificados mais de 16.500 casos da síndrome e cerca de 40% tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Desses casos, pouco mais de 1.200 levaram à óbito, com quase 60% de resultados positivos. 

Edição: Tâmara Freire / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em Altamira (PA), 61% dos domicílios apresentam insegurança alimentar

Estudo da Fapesp coletou, em julho de 2022, cerca de sete anos após o fim da construção de Belo Monte, a radiografia sócio econômica de 500 domicílios representativos, localizados na área urbana de Altamira.

Baixar arquivo
Geral

Fim de semana chuvoso pode prejudicar reconstrução de estradas no RS

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o solo já encharcado, sem vegetação, e as novas chuvas podem reverter os trabalhos nas estradas.

Baixar arquivo
Geral

Rio: Estação Leopoldina vai passar por uma revitalização

A histórica Estação Leopoldina, situada no coração da capital fluminense, está prestes a passar por uma revitalização significativa, abrigando uma variedade de empreendimentos.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS:  126 pessoas perderam suas vidas, segundo a Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, 126 pessoas perderam suas vidas e mais de 1,9 milhão foram impactadas pelas intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há quase duas semanas.

O panorama atualizado do estado foi divulgado na noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

RS: Novas chuvas representam ameaça aos esforços de recuperação

As intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com previsão de continuação durante o final de semana, representam uma ameaça significativa aos esforços de recuperação do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS: solidariedade move iniciativas de doações pelo país

A solidariedade está em alta, ecoando não apenas no ar, mas também nas estradas, águas e, sobretudo, nos corações das pessoas comuns em todo o Brasil, consternadas com as enchentes que assolaram mais de 80% das cidades gaúchas.

Baixar arquivo