Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Ministério da Saúde aponta que 75% dos criadouros estão nas casas

Publicado em 02/03/2024 - 12:13 Por Fabiana Sampaio, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Dados do Ministério confirmam que cerca de 75% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das casas - como em vasos de plantas, caixas d’água, calhas, pneus ou garrafas.

A mobilização deste sábado tenta conter o aumento de casos acima da média neste período do ano. Segundo o Ministério, desde o início do ano, mais de 1 milhão de casos suspeitos foram notificados no país, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Tendências históricas indicam que o pico das epidemias de dengue ocorre entre os meses de março e abril.

O Dia D conta com o trabalho de agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais da saúde, influenciadores digitais, mídia, atores locais e toda a população brasileira. O tema “10 minutos contra a dengue” reforça a importância de cada cidadão dedicar um tempinho do seu dia para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Entre as ações, estão: garantir que caixas d´água estejam bem fechadas e sacos de lixo bem amarrados, jogar areia nos vasos de plantas, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos, e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.

O Ministério da Saúde ampliou para R$1,5 bilhão os recursos para emergências e medidas de prevenção no combate à dengue. Na última semana, foram liberados recursos para municípios de mais de 10 estados e do Distrito Federal.

Edição: Daniel Ito/ Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo