Abril lilás: câncer de testículo matou quase 4 mil entre 2012 e 2021

Publicado em 12/04/2024 - 17:01 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O câncer de testículo matou quase quatro mil jovens brasileiros entre 2012 e 2021, apesar de ser uma doença curável se detectada rapidamente.

A Sociedade Brasileira de Urologia realiza uma campanha de alerta sobre a doença neste mês: é o Abril Lilás.

O Instituto Nacional de Câncer aponta que o câncer de testículo corresponde a 1% dos tumores masculinos no mundo. Apesar de raro, ele preocupa porque afeta mais homens em idade produtiva, como explica o diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia no Distrito Federal, Fransber Rodrigues.

"É um câncer que acomete primordialmente pessoas entre 20 e 35 anos, na maior parte das vezes, e são tumores em que o diagnóstico precoce faz toda a diferença nas chances de cura". 

E a maneira de fazer o diagnóstico precoce é o autoexame. Assim, é possível perceber um aumento repentino do testículo ou o surgimento de um nódulo rígido maior que o normal.

O costume de tocar os testículos para saber se está tudo certo tem que começar desde cedo, diz o urologista.

"Uma das orientações que se deem aos adolescente é que ele faça o autoexame, de preferência durante o banho, em frente ao espelho,  de pé, e faça a palpação. Se ele fizer isso de tempo, ele vai conhecer os seus testículos, saber a anatomia, saber como eles são. E se surgir alguma alteração, ele consegue perceber de uma forma muito precoce". 

Com o diagnóstico precoce, cerca de 90% dos casos podem ser curados, garante Fransber Rodrigues.

O tratamento é cirúrgico com a retirada do testículo doente. Em alguns casos, o paciente pode precisar de quimioterapia, e aí é recomendado que o homem guarde sêmen. Se o tratamento for apenas cirúrgico e o outro testículo estiver funcionando normalmente, o homem segue com vida normal.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo
Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais a partir de segunda

Por semana, serão 12 voos da Latam, saindo de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A partir do próximo sábado, nove voos da Gol, de Guarulhos. 

Baixar arquivo
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças à espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo