![Raquel Portugal/FioCruz vacina Covid-19 Fiocruz.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Até o começo de maio devem chegar ao Brasil mais 12,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Depois que estiverem aqui, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.
Segundo o Ministério da Saúde, essa é a primeira vez que houve disputa entre empresas concorrentes para o fornecimento de vacinas, o que permitiu uma economia de R$ 100 milhões por conta da diferença de preço entre uma e outra proposta.
Importante lembrar que a rede pública continua abastecida com doses da Coronavac e da Pfizer para adultos que precisam completar o esquema vacinal. Essas vacinas, de acordo com o Ministério, continuam efetivas para as formas graves da doença. Há também doses disponíveis para a imunização do público infantil, que é prioritário até por conta da baixa procura.
No Brasil o esquema vacinal agora é o seguinte: todos os bebês e crianças entre seis meses e cinco anos de idade devem tomar três doses. E as pessoas que fazem parte dos grupos mais vulneráveis devem tomar doses de reforço. Para os idosos com mais de 60 anos, as pessoas com problema de imunidade, as grávidas e as mulheres que tiveram filho há pouco tempo, essa aplicação deve ser feita seis meses depois da ultima dose. Já indígenas, ribeirinhos, pessoas com comorbidades, população de rua, entre outros, devem se vacinar uma vez por ano.
É importante lembrar que todos os brasileiros devem ter, pelo menos, o esquema vacinal primário de duas doses. Então, quem não tomou nenhum dose, ou só tomou a primeira, precisa completar a carteira de vacinação.
![Ricardo Stuckert/PR Belém (PA), 13/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida no Residencial Viver Outeiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Michael Dantas produção Corpo de Dança do Amazonas TA - Sobre Ser Grande (AM) foto foto Michael Dantas produção Corpo de Dança do Amazonas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil No Dia Mundial do Sorriso, a Oral-B e o programa Dentista do Bem realizam a terceira edição da maior triagem odontológica do mundo, atendendo jovens na quadra da Unidos de Vila Isabel (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MEC/Divulgação Brasília (DF), 10/02/2025 - Cartão do programa Pé de Meia. Foto: MEC/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte Petrobras/Divulgação Brasília (DF) 02/10/2023 – Ibama renova licença da Petrobras para perfuração na Margem Equatorial.Trata-se da 21ª licença concedida para perfuração na região desde 2004
Arte Petrobras/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF) 25/04/2024 – Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, durante entrevista no programa a Voz do Brasil, nos estúdios da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)