Pesquisa revela desconhecimento das pessoas sobre gravidade da gripe

Publicado em 03/04/2024 - 12:29 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma pesquisa realizada com pessoas na faixa etária a partir de 40 anos nas cinco regiões do país, aponta que 23% dos entrevistados não admitem que há risco - ou que ele é muito baixo - associado à escolha de não se vacinar contra a gripe. 

E que sete em cada dez brasileiros responsáveis por garantir a vacinação de alguém com mais de 60 anos afirmam não saber quais vacinas eles devem tomar. 

Os dados são de um levantamento realizado em fevereiro pela farmacêutica Sanofi.

O estudo aponta ainda que apenas um terço dos entrevistados mostrou total conhecimento de que o vírus da gripe pode causar grande impacto em órgãos vitais, principalmente em idosos. Segundo dados do Ministério da Saúde, esse grupo representa pouco mais de 65% dos óbitos por influenza no ano passado e quase 55% das hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Outro resultado está relacionado com o nível de conhecimento da relação entre a gripe e outras doenças: 68% dos participantes têm pouco ou nenhuma informação de que o vírus pode agravar doenças preexistentes, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

O Ministério da Saúde realiza campanha de vacinação contra a influenza. A vacina é a principal forma de proteção contra os sintomas graves causados pela gripe. A expectativa é que sejam imunizados 75 milhões de pessoas. Entre os que podem se vacinar estão idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 em São Paulo

O alerta da Fiocruz se baseia no último Boletim InfoGripe, que aponta um aumento acentuado de internações por casos de covid-19, principalmente no estado de São Paulo, onde o número de casos cresceu 36% entre julho e agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Farmácia Viva, da UFRRJ, cultiva plantas para produzir fitoterápicos

O objetivo é que a população de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, tenha acesso a medicamentos fitoterápicos e possa usá-los com a assistência de profissionais de saúde. São mais de 35 espécies plantadas na fazenda Nossa Senhora do Amparo.

Baixar arquivo
Justiça

Gustavo Metropolo é condenado por racismo na FGV

Em março de 2018, Gustavo fez uma postagem no Whatsapp dizendo que "encontrou no fumódromo um escravo, e que o dono deveria buscá-lo".

Baixar arquivo
Educação

Oito doutorandos indígenas vão fazer intercâmbio na França

O programa Guatá de bolsas de mobilidade é iniciativa da Embaixada da França no Brasil que seleciona estudantes indígenas para o intercâmbio de seis a dez meses em universidades do país europeu.

Baixar arquivo
Saúde

RJ sedia primeira Conferência dos Institutos de Saúde do G20

O objetivo é debater prevenção, resposta, colaboração e financiamento para atuais e futuras emergências sanitárias, além de formas de apoiar as prioridades do bloco econômico. 

Baixar arquivo
Educação

Dados da ONU: quase metade das crianças refugiadas está fora da escola

Mais de 7 milhões de crianças refugiadas estão fora da escola. É o que revela o relatório da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados. Esse número é quase a metade das 14,8 milhões de crianças refugiadas em idade escolar do mundo.

Baixar arquivo