A partir desta quinta-feira (11) todos os postos de saúde da capital paulista aplicam a vacina contra a dengue para o público de 10 a 14 anos de idade. Antes, a vacinação ocorria apenas em postos de saúde localizados em bairros com maior incidência da doença.
Podem tomar a vacina todas as crianças de 10 a 14 anos que morem ou estudem na capital, inclusive os jovens matriculados na rede privada de ensino.
Para receber a vacina, a criança precisa estar acompanhada de pai ou mãe ou responsável e também não ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses. As informações sobre a vacinação contra a dengue podem ser encontradas na página “De Olho na Carteirinha” da secretaria municipal da saúde.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o país atingiu a marca de mais de 3 milhões de casos prováveis de dengue, quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.
São 1.256 mortes em função da doença confirmadas e outras 1.857 estão em investigação. O estado de São Paulo apresenta estabilidade no número de novos casos segundo análise do Ministério da Saúde.
E nunca é demais lembrar que além da vacinação é importante a população agir para prevenir a formação de focos do mosquito da dengue: deixar tampados vasos sanitários, caixas d’agua e evitar formação de água parada em vasos de plantas e vasilhas dos animais domésticos, neste caso é recomendado trocar a água de seu bichinho uma vez por dia.