SP e MG registram casos de febre amarela

Ministério da Saúde emite alerta para comunicar casos com agilidade

Publicado em 29/04/2024 - 22:09 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Após o registro de dois novos casos de febre amarela na região de divisa entre São Paulo e Minas Gerais, o Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Em nota, o Ministério destacou que a agilidade é importante para que futuros surtos de febre amarela no país sejam evitados e para que ações de resposta sejam prontamente executadas caso haja necessidade.

O comunicado ressalta que a doença é facilmente evitável por meio de vacina, disponível no Sistema Único de Saúde para todas as idades. A cobertura vacinal contra a febre amarela no Brasil, entretanto, está abaixo do recomendado.

Nos últimos seis meses, quatro casos foram registrados no país: um em Roraima, um no Amazonas e dois em São Paulo. Desse total, três pacientes morreram.

De acordo com o ministério, a febre amarela é classificada como endêmica apenas na região amazônica, mas, de tempos em tempos, o vírus reaparece em outras áreas. A maior parte dos casos ocorre entre dezembro e maio.

A partir de 2014, o vírus reemergiu na região Centro-Oeste e se espalhou, nos anos seguintes, para as demais regiões do país. Entre 2014 e 2023, foram registrados 2.304 casos de febre amarela em humanos e 790 mortes pela doença.

Entre as recomendações do Ministério da Saúde estão o alerta para que equipes de vigilância e de imunização intensifiquem as ações nas áreas afetadas, com ampliação para municípios vizinhos; a notificação do adoecimento ou morte de macacos; e a atenção a sintomas de febre leve e moderada em pessoas não vacinadas.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias

Últimas notícias
Política

Governo e Congresso buscam solução para compensar desoneração

Será uma cesta de fontes de recursos, como disse o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, depois de reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e demais líderes

Baixar arquivo
Economia

Lula anuncia R$ 1,6 bilhão para o setor audiovisual

O setor audiovisual, principalmente a produção de filmes e séries nacionais, vai receber investimento de R$ 1,6 bilhão. O anúncio foi feito pelo presidente Lula, durante cerimônia pelo Dia Nacional do Cinema, nessa quarta-feira (20).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria: números da violência contra mulher são estarrecedores

Segundo dados do Atlas da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de 144 mil mulheres foram vítimas de algum tipo de agressão em 2022, sendo os homens seus principais agressores.

Baixar arquivo
Esportes

Botafogo empata com o Athletico (PR) e segue líder do Brasileirão

O Atlético Goianiense perdeu em casa para o Criciúma por 2 a 1. O Fortaleza venceu o Grêmio por 1 a 0, o Juventude bateu o Vasco por 2 a 0, o Cuiabá foi até São Paulo e derrotou o Tricolor Paulista por 1 a 0.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Igreja do Outeiro da Glória (1699)

Igreja construída em homenagem à Nossa Senhora da Glória se tornou uma das atrações turísticas do RJ. Antes da construção da Igreja, o espaço se chamava Chácara Oriente e o terreno foi doado à Nossa Senhora e à Irmandade em 20 de junho de 1699.

Baixar arquivo
Economia

Comitê do Banco Central decide manter taxa Selic em 10,5%

A sequência de cortes da taxa Selic, referência para os juros cobrados em empréstimos no Brasil, foi interrompida nesta quarta-feira.

 

Baixar arquivo