Vacina contra HPV: Brasil passa a adotar esquema de dose única

Publicado em 02/04/2024 - 12:35 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A partir de agora, a vacina contra o HPV, papilomavírus humano, principal causador do câncer de colo de útero, passa a ser aplicada em dose única. Até então, o esquema vacinal era feito em duas aplicações do imunizante, com intervalo de seis meses. A recomendação vale para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. 

O novo esquema de dose única foi anunciado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo a OMS, a adoção da dose única pode auxiliar no aumento da cobertura vacinal.

A ministra pediu que estados e municípios façam uma busca ativa por jovens com até 19 anos, que ainda não receberam sequer uma dose do imunizante, para que sejam vacinados.

No Brasil, a vacina contra o HPV é distribuída, gratuitamente, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de pessoas vivendo com HIV e vítimas de abuso sexual.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de brasileiros estão infectadas pelo HPV. E a estimativa é que a cada ano surjam no país 700 mil casos novos dessa infecção, que é transmitida principalmente através de relação sexual.

 

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo