AstraZeneca suspende produção de vacina contra covid-19

Publicado em 08/05/2024 - 19:35 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A farmacêutica britânica AstraZeneca suspendeu a produção da sua vacina contra a covid-19. De acordo com a empresa, a medida foi tomada por razões comerciais. O imunizante foi um dos primeiros aplicados no mundo e teve grande importância para o controle da pandemia no Brasil. 

Mas diversas vacinas mais atualizadas já foram produzidas por outras empresas, para combater novas variantes da doença. Por isso, de acordo com a farmacêutica, a demanda pelo produto diminuiu. Ainda no primeiro ano da pandemia, a empresa britânica assinou contrato de parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, o que permitiu que as vacinas utilizadas pelo SUS passassem a ser produzidas aqui no Brasil. 

Após o anúncio da AstraZeneca, a Fiocruz informou em nota que a produção era feita de forma escalonada, de acordo com as encomendas do Ministério da Saúde. Como o governo federal passou a comprar vacinas mais atualizadas de outras farmacêuticas, a produção na fábrica do Instituto de Tecnologia em Imunobiologicos da Fundação já havia sido interrompida. 

Mas a Fiocruz ressaltou que o imunizante apresentou eficácia geral de 82% e mais de 190 milhões de doses foram aplicadas em todo o país. E informou ainda que desde 2021 vem trabalhando no desenvolvimento de uma vacina própria com a tecnologia de RNA mensageiro.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Anvisa autoriza doação excepcional de medicamentos para o RS

Envios serão feitos para as secretarias de saúde do Rio Grande do Sul e de municípios gaúchos atingidos por enchentes. Ouça quem pode e como doar.

Baixar arquivo
Esportes

Além dos tapetes: Rio tem festival de corridas no Corpus Christi

A 22ª Maratona do Rio 2024 bateu recorde de inscritos este ano, com 45 mil atletas em três dias de prova. O evento será aberto às 16h.

Baixar arquivo
Geral

Sul do país terá fim de semana seco após ventania e chuvas

Após ventania e chuvas, o tempo deve ficar seco no sul do país neste fim de semana prolongado.  Mas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o frio deve continuar em boa parte do Rio Grande do Sul com as temperaturas entre 11 e 18 graus,  na capital porto alegre. 

Baixar arquivo
Saúde

Crianças são maioria das internações por doenças respiratórias no RJ

Crianças de até 4 anos de idade são maioria entre as internações por síndromes respiratórias agudas graves, no Rio de Janeiro. Dos 836 casos verificados no estado, 497 estão nesta faixa etária, o que corresponde a 60%.

Baixar arquivo
Geral

Cinemateca realiza recuperação inédita de filmes históricos

Um fato inédito na história da Cinemateca Brasileira se concretizou esta semana. Pela primeira vez, a instituição recuperou, catalogou e digitalizou, através do projeto Viva Cinemateca, mais de 1.700 filmes brasileiros produzidos entre os anos 1900 e 1950.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pra onde vão as pessoas em situação de rua após fim de abrigos no RS?

Crise climática complica situação que já era precária para cerca de 4 mil pessoas que viviam nessa condição em Porto Alegre.

Baixar arquivo