Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

Publicado em 25/05/2024 - 13:22 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Secretaria Nacional do Consumidor notificou 20 operadoras de planos de saúde por causa de cancelamentos unilaterais de contratos.

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, declarou que a crescente onda de cancelamentos unilaterais por parte das operadoras é inaceitável, pois coloca em risco a vida e o bem-estar de milhares de consumidores, especialmente aqueles em tratamento contínuo. Muitas das denúncias foram feitas por pacientes com condições como autismo ou que fazem tratamento para doenças graves, como câncer.

A Senacon enfatiza que muitos consumidores ainda foram surpreendidos pela rescisão em um curto espaço de tempo, o que impediu a busca por alternativas viáveis.

O órgão vai investigar se esses cancelamentos estão de acordo com a legislação federal e o Código de Defesa do Consumidor. As operadoras têm um prazo de até 10 dias para enviar suas respostas. 

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional de Brasilia

Polícia Federal investiga causas das queimadas. 700 hectares de mata já foram destruídos. O fogo ainda não foi controlado. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem prejudica nível dos rios no Amazonas

Governo realiza Operação Estiagem para socorrer comunidades ribeirinhas. As ações incluem distribuição de cestas básicas, Unidades Básicas de Saúde da Família Fluviais e estocagem de merenda escolar. 

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus: mercado eleva crescimento de 2,96% da economia em 2024

A  projeção para a Selic, a taxa básica de juros, depois da alta na semana passada, ficou em 11,25%.

Baixar arquivo
Cultura

Conasamba reafirma luta em defesa do carnaval e das escolas de samba

Continuar a luta em defesa do Carnaval e das escolas de samba. Esse foi o compromisso firmado por representantes das entidades carnavalescas de todo o país, reunidos durante três dias em Florianópolis, Santa Catarina.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré do Maranhão é reconhecido como manifestação cultural

O culto a Nossa Senhora de Nazaré começou em São Luís, no Maranhão, há 30 anos, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras.

Baixar arquivo
Segurança

Força Penal Nacional ficará em Pernambuco por mais 60 dias

Os policiais estão desde abril no estado. Eles atuam no combate ao crime organizado dentro e fora dos sistemas prisionais. 

Baixar arquivo