Brasil confirma primeiras mortes por febre do Oropouche no mundo

São também os primeiros registros na literatura científica mundial

Publicado em 26/07/2024 - 09:31 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

O Brasil confirmou as duas mortes por febre do Oropouche. São também os primeiros registros na literatura científica mundial pela doença, segundo o Ministério da Saúde. 

As duas mulheres, com menos de 30 anos, moravam no interior da Bahia, e não possuíam comorbidades. Os sintomas apresentados eram semelhantes aos de um quadro grave de dengue. 

Os sintomas da febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da Chikungunya. 

Outro caso no Maranhão foi descartado, mas o ministério ainda apura se outra morte em Santa Catarina tem relação com a doença, 

Também estão em análise se quatro casos aborto espontâneo e dois de microcefalia em bebês têm relação com a febre do Oropouche. Os registros foram em Pernambuco, Bahia e Acre. 

Este ano, já foram registrados mais de 7.200 casos de febre do Oropouche, em 20 estados. A maior parte no Amazonas e em Rondônia.  

Desde 2023 , os testes diagnósticos estão disponíveis para toda a rede nacional de Laboratórios Centrais de Saúde Pública. Com isso, os casos, até então concentrados na região Norte, passaram a ser identificados também em outras regiões do país.  

A febre do Oropouche é causada por um vírus e transmitida, principalmente, pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim. 

Não há tratamento específico disponível. Para se proteger do mosquito transmissor, é preciso evitar áreas com a presença de mosquito, usar roupas compridas e repelentes, além da limpeza de terrenos e uso de telas em portas e janelas. 

Edição: Sayonara Moreno / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Mais de mil detentos são transferidos de presídio no RJ

Após a descoberta de um túnel para fuga em massa de presos da facção criminosa Comando Vermelho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária transferiu nesta sexta-feira, 6, os 1.067 internos para a Penitenciária Moniz Sodré.

Baixar arquivo
Geral

Migrantes retidos em aeroporto não serão repatriados automaticamente

A decisão da Justiça Federal, anunciada na última quinta-feira, se aplica a três grupos, totalizando cerca de 70 pessoas do Vietnã e do Nepal. Esses migrantes receberam habeas corpus, o que impede a repatriação até que uma nova sentença seja emitida pelo Judiciário.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo