Brasil tem, em média, dois milhões de viciados em jogos, aponta USP

Publicado em 02/07/2024 - 14:57 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A facilidade do celular – sempre à mão –, a curiosidade e a vontade de ganhar dinheiro de maneira rápida têm levado muitos brasileiros aos sites de jogos de azar, que são proibidos no país.

Segundo a psicóloga Elizabeth Carneiro, o jogo começa como uma brincadeira, mas pode levar à dependência. Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo aponta que o Brasil possui uma média de dois milhões de pessoas viciadas em jogos.

“Depende tanto da vulnerabilidade biológica, a história familiar dessa pessoa para compulsões, quanto questões psicológicas, questões emocionais... e também depende da sociedade, das oportunidades sociais. Se eu vivo numa comunidade onde o jogo não é bem-vindo, em certas religiões, por exemplo, eu posso ter uma vulnerabilidade biológica, mas não vou praticar, porque meu meio social não pratica”.  

De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, o jogo compulsivo é como uma doença, ao lado da dependência de álcool, por exemplo. E o uso do celular, o tempo muitas vezes ocioso e a oferta crescente de jogos – como do Tigrinho e do Coelhinho, que parecem, mas não são inofensivos – estão atraindo cada vez mais pessoas, como alerta a psicóloga.

“Isso é um grande perigo social. Agora, quando é que a gente sabe que tá passando do normal para o patológico? A gente fala que é quando o jogador começa a jogar para recuperar. Ele não está mais jogando como uma coisa lúdica, ele precisa voltar, virar a noite, pra recuperar o que já perdeu”.  

O vício em jogos é um transtorno sério que afeta a vida pessoal, profissional e social das pessoas. Mas nem tudo está perdido. Elizabeth Carneiro ressalta que o tratamento para o transtorno é similar ao de outros vícios: com o auxílio da psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos. Por isso, é importante procurar ajudar de um profissional médico ou psicólogo, para tratar a compulsão.

Edição: Vitoria Elizabeth / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

AGU pede suspensão da greve dos servidores ambientais

Na petição, o governo federal alega que a paralisação impacta o exercício das atividades essenciais do Ibama e do ICMBio. A associação dos servidores informou que será garantido o acionamento total das atividades de resgate da fauna e das brigadas de prevenção e controle de incêndios florestais.

Baixar arquivo
Economia

Reforma Tributária: Lira se reúne com grupo e defende cashback do povo

O texto de parte da regulamentação será apresentado nesta quinta-feira (4), na Câmara dos Deputados, e deve ser votado na próxima semana.

Baixar arquivo
Economia

Plano Safra: produtores do agronegócio terão R$ 400 bi em crédito

O Plano Safra do Agronegócio, como foi chamado, tem taxas que variam de 7% a 12%, com redução para os empresários que adotam boas práticas de produção.

Baixar arquivo
Internacional

Escola que servia de abrigo é atingida por novos ataques israelenses

Milhares de palestinos seguem fugindo das cidades do sul, após Israel retomar ataques. Violência segue nos territórios palestinos. E mais: até países fora da rota sofrem com efeitos do Furacão Beryl.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Atlético-MG X Flamengo, às 21h30

Confira os jogos dessa quarta, pela 14ª rodada do Brasileirão Série A.

Baixar arquivo
Geral

Operação da Polícia Militar deixa seis mortos na Cidade de Deus

Segundo a PM, a ação teve o objetivo de reprimir roubos de veículos e coibir as tentativas de expansão de facção criminosa. O comando do Batalhão de Jacarepaguá vai instaurar um procedimento para apurar as circunstâncias da ação e analisar as imagens das câmeras corporais utilizadas.

Baixar arquivo