Confirmada morte por coqueluche no Paraná, vítima é bebê de seis meses

Outra morte pela doença está sendo investiga no estado

Publicado em 27/07/2024 - 18:31 Por Carolina Pessôa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou uma morte por coqueluche no estado. A vítima é um bebê de seis meses residente na cidade de Londrina. Essa é a primeira morte no país depois de três anos sem óbitos pela doença, de acordo com informações do Ministério de Saúde. Também é investigada pela doença a morte de um bebê de três meses, residente em Irati, na região sudeste do Estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro até a primeira quinzena de junho foram confirmados 24 casos de coqueluche no Paraná, o que representa uma alta de 500% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve quatro diagnósticos positivos. Em todo ano de 2023, foram 17 casos.

Uma das formas de proteção contra a doença é a vacinação durante a gestação, pois a vacina ajuda a proteger o bebê por meio da transferência de anticorpos durante a gravidez. Já a imunização nas crianças ocorre por meio das vacinas pentavalente e DTP.

Conhecida como 'tosse comprida', a coqueluche é uma doença infecciosa aguda respiratória altamente contagiosa. A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar.

No Brasil, o último pico epidêmico de coqueluche ocorreu em 2014, quando foram confirmados mais de 8500 casos.

Os principais sintomas da doença são febre, mal-estar, coriza e tosse seca, às vezes, intensa. As vacinas contra coqueluche integram o Programa Nacional de Imunização.

Edição: Daniella Longuinho/Pollyane Marques

Últimas notícias
Esportes

Brasil tenta subir na tabela enfrentando o Equador nesta sexta-feira

A Rádio Nacional transmite nesta sexta-feira, a partir das 21h45, Brasil e Equador, direto do estádio Couto Pereira, em Curitiba. Em duelo válido pelas sétima rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026.

Baixar arquivo
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo