Fiocruz: suicídios por medicamentos sobem 264% entre 2003 e 2022

Resultados mostram diferenças no perfil das vítimas de suicídios

Publicado em 17/07/2024 - 10:12 Por Priscila Thereso, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um estudo inédito, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia, traz dados surpreendentes sobre um quadro grave que avançou de forma silenciosa nos últimos anos. Desenvolvido pelo Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia da Fundação, ele aponta que as taxas de suicídio por autointoxicação medicamentosa subiram 264% no Brasil, entre 2003 e 2022.

Segundo o pesquisador Jesem Orellana, chefe do Laboratório e coordenador da pesquisa, os resultados mostram uma diferença em relação ao perfil de vítimas ao comparar com o padrão geral de suicídios...

O pesquisador chama a atenção para o aumento expressivo da taxa de suicídios a partir de 2016. E, entre os fatores, cita o cenário vivido pelo país e a pandemia...

Jesem Orellana alerta que, das cerca de 9 mil mortes avaliadas na pesquisa, 40% foram por medicamentos de circulação restrita, ou seja, que dependem de prescrições especiais, a exemplo de drogas para epilepsia, sedativos ou hipnóticos. Uma das explicações é a distribuição em maior quantidade desses remédios aos pacientes que fazem tratamento regular...

A expectativa é que os resultados do estudo possam ajudar a aperfeiçoar o sistema de classificação das causas de morte por suicídio no país. E, também, levar a novas estratégias para reduzir os óbitos por intoxicação, como o aperfeiçoamento da identificação de overdoses.

Edição: Vitória Rangel / L Pedrosa

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo