Mais Médicos: novo edital tem 33 mil inscritos; mulheres são maioria
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 17/08/2023 - A médica Ana Caroline Feitosa, que participa do 28° ciclo do Programa Mais Médicos. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O novo edital do programa Mais Médicos teve adesão recorde de candidatos neste ano. Foram 33 mil inscrições para concorrer às mais de 3,1 mil vagas, o que significa pouco mais de dez profissionais por vaga. As mulheres são maioria: 18,7 mil se inscreveram, 60% do total.
O novo edital tem novidades. Serão ofertadas vagas afirmativas, no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Entre os grupos étnico-raciais foram feitas 3,1 mil inscrições, sendo a maior parte delas – 2,6 mil – para negros. Já 382 pessoas com deficiência se inscreveram.
O principal perfil dos concorrentes é de médicos formados em universidades brasileiras ou com diploma revalidado no país. Foram 15,7 mil interessados deste grupo – quase a metade do total. Em seguida, com mais de 13,4 mil inscritos, aparecem médicos brasileiros com habilitação no exterior. Também se inscreveram médicos estrangeiros, habilitados para a medicina no exterior. São 3,8 mil inscritos com esse perfil, o que representa 11% do total.
O edital do programa Mais Médicos oferece 20% das vagas para os grupos étnico-raciais, mas de maneira diferente conforme o município. Para cidades com duas vagas, por exemplo, uma delas, ou metade do total, será destinada a esses grupos. Já nos municípios com 3 ou mais vagas, a oferta para os grupos étnico-raciais será de 20%.
Podem participar do Mais Médicos brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, mas médicos brasileiros formados no Brasil terão a preferência na seleção.
![Frame EBC Rio de Janeiro (RJ) 13/04/2024 - Epidemia de dengue no Brasil é o tema do Caminhos da Reportagem deste domingo
Frame EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Uso de Smartphone e celular](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Isac Nóbrega/PR Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![antonio milena/Agência Brasil Aeroporto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses entra em operação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Isac Nóbrega/PR Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)