RS emite alerta contra sarampo e recomenda vacinação
Os casos crescentes de sarampo em vários países levaram a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul a recomendar a vacinação contra a doença, principalmente para quem vai viajar para o exterior, como por exemplo, para assistir às Olimpíadas de Paris.
Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde alertou sobre o avanço do sarampo em nível global, apontando que os casos notificados aumentaram 94% em 2024 em relação ao ano anterior.
A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença. Ela é indicada para grupos entre um e 29 anos (duas doses da vacina tríplice viral); e entre 30 e 59 anos (uma dose da vacina tríplice viral). Quem for viajar deve tomar a vacina até, pelo menos, 15 dias antes de embarcar.
O Brasil não tem casos confirmados de sarampo desde 2022. O Rio Grande do Sul, desde 2020. Entretanto, já foram verificados casos importados nesse período. Em janeiro deste ano foi registrado, no estado, o caso de uma criança que esteve na Ásia.
Em 2016, o Brasil conquistou a certificação de país livre do sarampo. No entanto, perdeu o título. O motivo foi o intenso fluxo migratório de países vizinhos, a partir de 2018, especialmente da Venezuela, associado às baixas coberturas vacinais, que reintroduziu o vírus em território nacional. Há dois anos sem registros de transmissão, o Brasil está em processo de recertificação.