SBPC: ministra defende investimento em tecnologia na área de saúde
Investir em tecnologia é o caminho para o país reduzir a dependência de insumos farmacêuticos e utensílios médicos, e assim, ter autonomia na área de saúde. Foi o que disse nesta terça-feira (9) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a Reunião Anual da SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece na Universidade Federal do Pará.
A ministra citou como exemplo a recente pandemia de covid, que deixou o país com dificuldades no acesso a medicamentos e aparelhos para tratar a doença.
Nísia Trindade ressalta que a área da saúde merece atenção como política de Estado, porque no Brasil o setor representa um terço das pesquisas científicas, 10% do Produto Interno Bruto, além de 9 milhões de empregos.
A ministra mencionou também a importância da construção do Laboratório Órion, em Campinas. Um centro de pesquisas avançadas em organismos causadores de doenças, e que deve estar pronto em 2026.
Nísia Trindade disse ainda que o mundo passa por desafios inéditos na área de saúde, citando o caso da dengue, doença antes tropical mas que agora está presente em países que nunca tinham registrado casos. Ela deu como exemplo o Uruguai, que mandou uma missão ao Brasil para ter mais informações sobre o tratamento da dengue.