Aumentam internações por síndrome respiratória associada à covid-19
Publicado em 09/08/2024 - 19:43 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Aumentou o número de internações entre os idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave associada à covid-19, nos estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É o que mostra o novo boletim Infogripe, da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (9).
A análise também aponta que em alguns estados do Nordeste, como Ceará, Pernambuco e Piauí, apesar de não ter sido registrado aumento de internações, a maior parte das hospitalizações de idosos nas últimas semanas foi causada pela covid.
A pesquisadora do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, alerta para a importância de as unidades de saúde aumentarem a vigilância.
Tatiana Portella também reforça a importância da adoção de medidas individuais de proteção, como o uso de máscaras e isolamento, em caso de sintomas.
Outros três estados apresentaram aumento de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Na Bahia, o aumento está concentrado em crianças de até 14 anos e está associado ao rinovírus.
Em Minas Gerais, houve crescimento de casos nas faixas etárias acima de 15 anos associado ao vírus da influenza.
Já no Rio Grande do Sul foi observado aumento em quase todas as faixas etárias, com associação ao vírus sincicial respiratório em crianças e ao vírus influenza nas demais faixas.
Com exceção do estado do Rio Grande do Sul, o estudo aponta estabilidade no número de casos da síndrome gripal ligados ao Vírus Sincicial Respiratório na maior parte do país. Esse vírus, no entanto, continua sendo a principal causa de internação e mortes entre crianças de até dois anos.
Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula