Uma cartilha lançada pela Agenda Jovem Fiocruz em parceria com a Fiocruz Bahia vai orientar jovens de todo o país a acessar os serviços do SUS e a conhecer mais sobre a própria saúde, prevenção e direitos.
O objetivo é oferecer informação precisa e de qualidade para as pessoas de 15 a 29 anos que, muitas vezes, não tem conhecimento sobre como funciona o sistema e que tipo de assistência pode receber. Muitos, frequentemente, deixam de cuidar da saúde por não saber das opções disponíveis, que são públicas e gratuitas.
André Sobrinho, coordenador da Agenda Jovem Fiocruz, lembra que muitos jovens brasileiros têm suas trajetórias marcadas por desigualdades, violências, muitas vezes com jornadas múltiplas e extensivas, de conciliação entre trabalho, estudos e responsabilidades familiares, que impactam sua saúde.
O coordenador da Agenda Jovem destaca ainda que a cartilha é um recurso simplificado de acesso a conhecimento para esse público e também auxilia os profissionais da área de saúde a entrar em contato com a linguagem dos jovens, facilitando o acolhimento.
Para a pesquisa de elaboração da cartilha foram realizadas consultas, rodas de conversa com jovens, especialistas e gestores da saúde nas cidades de Salvador e Cachoeiras, na Bahia.
O material de 28 páginas tem formato modular, assim o leitor pode encontrar uma informação completa ao abrir qualquer página e detalha os diversos serviços oferecidos pelo SUS, desde a atenção primária até a alta complexidade, inclusive a Atenção à Saúde Indígena.
A cartilha também traz informações sobre saúde preventiva, problemas comuns na juventude relacionados à saúde mental, no trabalho e obesidade. Além de orientações básicas para prevenir a desinformação, fake news na área e ainda políticas voltadas para a juventude e direitos previstos em lei.
A cartilha chamada Jovens na Trilha do SUS pode ser acessada no site da Fiocruz.