Ceará investiga morte de feto por febre Oropouche

Publicado em 12/08/2024 - 22:21 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional* - Rio de Janeiro

A morte de um feto no Ceará pode estar associada à infecção por febre Oropouche. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12) pela secretária de Saúde do Estado, Tânia Coelho. O caso está em investigação. 

O óbito foi registrado no último fim de semana. A gestante tem 40 anos, é residente de Baturité, mas foi atendida no município de Capistrano.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde indica que o Ceará já registrou este ano 122 casos de febre Oropouche, sendo quatro em pacientes gestantes. A maioria em seis municípios da região do Maciço do Baturité.

Ainda de acordo com o governo do estado, grande parte dos casos confirmados é de pessoas que residem ou frequentam a zona rural de seus municípios. A febre Oropouche não é considerada endêmica no Ceará.

Na última quinta-feira, o Ministério da Saúde registrou, no Acre, um caso de bebê nascido com anomalias congênitas associadas à transmissão vertical de febre do Oropouche. O recém-nascido morreu com 47 dias de vida. 

No dia 03 de agosto, o ministério confirmou um caso de morte fetal causada por transmissão da Febre Oropouche no estado de Pernambuco. A grávida estava na trigésima semana de gestação.

A transmissão vertical acontece quando o vírus é passado da mãe para o bebê durante a gestação ou no parto. A doença é transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. O mosquito gosta de materiais orgânicos, por isso a recomendação é que a população mantenha quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico doméstico, além de usar roupas compridas e sapatos fechados em locais com muitos insetos.

O Ministério da Saúde orienta que gestantes devem ficar atentas a sinais e sintomas como febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular, dor articular, tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos, e procurar atendimento em uma unidade de saúde nesses casos.

*Com informações da  Agência Brasil

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo