Ministério da Saúde convoca reunião para discutir plano contra mpox

Publicado em 13/08/2024 - 09:18 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O aumento de casos de mpox e a circulação de uma nova variante do vírus, mais perigosa, coloca em alerta as autoridades de saúde.

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que acompanha com atenção a situação no mundo, além de monitorar informações junto à Organização Mundial da Saúde e instituições como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

O Ministério convocou para esta terça-feira (13) uma reunião com especialistas para atualizar as recomendações e o plano de contingência para a doença no país; embora avalie que, neste momento, o risco  é baixo para o Brasil.

Este ano, foram notificados 709 casos de mpox no país; e 16 mortes, a mais recente, em abril.

Sobre vacinas contra a doença, segundo o Ministério, em 2023, foi realizada em um momento de emergência em saúde pública de importância internacional, com o uso das doses liberadas pela Anvisa de forma provisória. E caso sejam necessárias, novas medidas podem ser adotadas.

Já a OMS convocou um Comitê de Emergência que deve se reunir, ainda esta semana, para avaliar o cenário de surto da doença na África e o risco de disseminação internacional do vírus.

A OMS publicou documento oficial solicitando a fabricantes de vacinas contra a mpox que submetam pedidos de análise para o uso emergencial das doses.

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres ou pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções ou lesões de pele, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

A maioria dos pacientes tratados se recupera dentro de um mês, mas a doença pode ser fatal quando não tratada. 

*Com informações da Agência Brasil 

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil antecipa campanha contra dengue após 6,5 mi de casos em 2024

Com previsão de chuva a partir de novembro e a chegada do verão em dezembro, as temperaturas aumentam, assim como os focos de dengue, devido ao acúmulo de água parada.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo
Educação

Justiça determina que estudantes desocupem reitoria da Uerj em 24h

As aulas na universidade estão suspensas. Os estudantes ocupam a reitoria desde o dia 26 de julho. Eles são contra às mudanças na concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil a alunos da graduação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisa aponta ação coordenada em incêndios no Distrito Federal

Os dados mostram que a fumaça na capital federal começou com incêndios em diferentes pontos do DF e não apenas no Parque Nacional de Brasília.

Baixar arquivo
Geral

Mulheres ganharam 20,7% menos que os homens em 2023

A desigualdade salarial entre homens e mulheres piorou no segundo Relatório de Transparência Salarial, divulgado nesta quarta-feira (18) pelo governo federal.

Baixar arquivo