Pesquisa da UFBA detecta nova variante do HIV

Publicado em 22/08/2024 - 18:39 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia, a UFBA, em parceria com a Fiocruz, detectou uma nova variante do HIV, vírus que pode provocar a aids. A nova variante combina dois subtipos virais, o B e o C.

A descoberta é resultado de uma pesquisa com 200 pacientes atendidos no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, em Salvador. De acordo com o estudo, ela está presente nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Carlos Brites, professor da UFBA e um dos pesquisadores do estudo, dá mais informações sobre a variante.

“Nós temos o HIV tipo B, que é o mais comum no Brasil e o HIV tipo C, que é mais comum na região Sul do Brasil. E esta variante que nós detectamos ela tem uma mistura genética destes dois vírus, em uma enzima chamada transcriptase reversa. Então ele tem um pedaço que é de um vírus e um pedaço do outro, o que sugere que esses dois vírus estavam presentes do mesmo indivíduo em um determinado momento”.

Ainda de acordo com o pesquisador, as pessoas contaminadas por esse vírus não apresentam nenhuma diferença em termos de sinais e sintomas. Ele também explica que a variante pode estar em outros estados.

“É possível e provável que ele já existe circulando em outros estados. Entretanto não há como dizer isso sem a realização de estudos semelhantes. Então isso ressalta a importância de fazer estudos monitorando essas variantes virais”.

O especialista destaca também que novos estudos de variantes podem apontar para alterações em aspectos como transmissão e resistência ao tratamento. Mas, até o momento, não há evidência de que isso esteja acontecendo em relação à nova variante detectada.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Política

Viva Maria celebra Macaé Evaristo no ministério dos direitos humanos

Macaé Evaristo foi indicada para o Ministério dos Direitos Humanos, substituindo Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira após acusações de assédio sexual. Com essa nomeação, o governo Lula passa a contar com 10 mulheres na Esplanada dos Ministérios.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas Eliminatórias da Copa 2026

Nesta terça-feira, a Rádio Nacional transmite, a partir das nove e quinze da noite, todas as emoções de Paraguai e Brasil direto do estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Baixar arquivo
Educação

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo