Farmácia Viva, da UFRRJ, cultiva plantas para produzir fitoterápicos
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, iniciou o cultivo de plantas com propriedades medicinais para transformá-las em medicamentos, chás, óleos, essências e outros produtos 100% naturais. A Farmácia Viva, uma das maiores do país, é uma parceria com a prefeitura de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e fica em um espaço de 4 mil m² na área rural do município.
São mais de 35 espécies plantadas na fazenda Nossa Senhora do Amparo. O objetivo é que a população do município tenha acesso aos fitoterápicos e possa usá-los com a assistência de profissionais de saúde.
O professor da UFRRJ, João Araújo, que coordena o Farmácia Viva, explicou que as mudas das plantas foram selecionadas, melhoradas e certificadas para garantir os ativos funcionais no organismo.
Segundo ele, desde o início do plantio, em julho deste ano, mais de 120 mil mudas já foram produzidas e distribuídas para agricultores.
“A Farmácia Viva tem por objetivo democratizar o acesso às plantas medicinais e a fitoterapia como uma prática complementar na atenção primária à saúde na cidade de Maricá. Pretendemos a promoção da saúde da população, mas também a geração de renda para os produtores. O próprio projeto vai disponibilizar mudas dessas plantas certificadas. E vai fornecer aos agricultores associados e comprar produção deles pra processar”.
A iniciativa faz parte do projeto Farmacopeia Maricá, voltado para a produção de alimentos sem agrotóxicos. Entre as plantas estão o capim limão, losna, cidreira, hortelã, boldo, arruda, manjericão, alecrim, lavanda, camomila, carqueja e guaco.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 30/04/2024 – Trabalhadores usam ônibus em deslocamento na volta para casa, na região da Praça Tiradentes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PCPI/Divulgação Parnaíba (PI), 06/01/2025 - Carro do IML da Polícia Civil que acompanha o caso do envenenamento de pessoas. Foto: PCPI/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Palmas (TO) - Indígenas brasileiros fazem cursos de informática na](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)