Fiocruz alerta sobre aumento dos casos de covid-19 no país

Dados são do boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (05)

Publicado em 06/09/2024 - 10:17 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os casos de covid-19 continuam aumentando no país. São Paulo e Goiás lideram o número de registros, como aponta a última edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz.

O estudo divulgado, nesta quinta-feira (5), se refere à semana epidemiológica de 25 a 31 de agosto e mostra que as ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave atingem todas as faixas etárias.

Nas crianças e adolescentes, de até 14 anos, os casos estão associados ao rinovírus e concentrados em estados das regiões Norte, Nordeste e centro-sul.

De acordo com a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, em Goiás os casos de covid-19 atingem mais os idosos, enquanto que em São Paulo, é a população adulta.

A pesquisadora destaca a importância de que todas as pessoas dos grupos de risco estejam em dia com a vacinação contra a covid-19. Também é fundamental que a população adote cuidados como o uso de máscaras em locais fechados, com maior número de pessoas, e dentro de postos de saúde.

Ainda conforme o boletim, a incidência e mortalidade semanal média, nas últimas oito semanas epidemiológicas, mantêm o cenário de maior impacto nos extremos das faixas etárias analisadas.

Em crianças de até dois anos de idade, o número de casos e de óbitos são causados em maior parte pela circulação do vírus sincicial respiratório e do rinovírus.

Na análise de mortalidade, a população a partir dos 65 anos continua sendo a mais impactada, a maioria, por conta da covid-19 e da influenza A.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo