Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas
Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.
De acordo com o último informe da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar, São Paulo é a cidade brasileira com a maior população exposta à baixa qualidade do ar. O estado é um dos que mais tem sofrido com tempo seco e risco de incêndios florestais.
Técnicos da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde estiveram nessa sexta-feira (13) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Na próxima semana estão previstas visitas aos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.
Também nessa sexta, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participaram de reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a crise climática e as persistentes queimadas.
As recomendações para os gestores incluem reforçar o atendimento nos serviços de atenção à Saúde; monitorar a qualidade do ar; garantir a oferta de água à população e compartilhar informações sobre os riscos da estiagem e das queimadas principalmente a pessoas com comorbidades, crianças, gestantes e idosos.
Para a população, a orientação é aumentar a ingestão de água potável e procurar locais frescos; evitar atividades físicas em áreas abertas e não se aproximar dos focos de queimadas.
Em caso de náusea, vômitos, febre, falta de ar, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen, buscar atendimento médico.