São Paulo emite alerta para vacinação contra sarampo
Dois casos de sarampo foram confirmados pela prefeitura da capital paulista neste mês. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo emitiu um alerta epidemiológico nessa terça-feira, 29, para a vacinação contra a doença.
Os pacientes - um homem de 37 anos e uma mulher de 35 anos - moram no distrito administrativo Cidade Ademar, na zona sul, que viajaram recentemente ao exterior.
A vacinação contra sarampo e outras ações foram intensificadas na região da residência e em outros pontos frequentados pelo casal.
O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa, que pode ter uma apresentação grave e até levar à morte. Entre os sintomas febre alta, manchas vermelhas no corpo, tosse seca, conjuntivite que surgem entre 8 a 12 dias após o contato com o vírus.
A transmissão ocorre pela tosse, fala, espirro ou pela aspersão de gotículas de saliva de uma pessoa doente.
A Secretaria estadual de Saúde orienta quem retornar do exterior a ficar atento ao aparecimento de sintomas em até 21 dias.
O Brasil está próximo de retomar o status de livre da doença. Isso acontece quando o país completa mais de dois anos sem registro de casos transmitidos localmente.