logo Radioagência Nacional
Saúde

Inca alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer

Nesta terça-feira, 4, é celebrado o Dia Mundial do Câncer
Baixar
Luã Souza* - estagiário da Rádio Nacional
04/02/2025 - 09:50
Rio de Janeiro
Estetoscópio médico em cima da cama. Foto: Marcelo Leal/Unsplash
© Marcelo Leal/Unsplash

O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é uma ação da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), para destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Deste ano até 2027, o slogan da campanha será Unidos pela Única, com o objetivo de colocar as pessoas no centro dos cuidados e divulgar as histórias dos pacientes que enfrentam ou já foram diagnosticados com a doença.

A ação trata das barreiras que impedem pessoas em todo o mundo de terem acesso aos cuidados fundamentais para o controle do câncer. O tema central é a equidade no controle da enfermidade. O objetivo é mostrar a importância do acesso a serviços de tratamento melhores e mais justos.

Diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o oncologista Roberto Gil sinaliza os cuidados específicos a serem tomados pelos pacientes durante o tratamento. Além disso, ele destaca a importância da prevenção ao longo do processo:

"Você deve buscar informações seguras, confiar nos médicos que tratam e evitar informações irregulares que aparecem nas redes sociais. As redes sociais expõem todo tipo de questão que não é importante e, às vezes, passam como verdadeiras coisas que são fake news. Então, a gente vive isso. Uma outra coisa é você também procurar o mais precocemente possível, caso tenha algum sinal suspeito da doença. Sabemos hoje que, quanto mais cedo fazemos o diagnóstico, mais efetivo é o tratamento, menos agressivo ele pode ser e o sucesso é maior quanto menor o estágio de desenvolvimento da doença".

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, anualmente 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência da patologia. Já os números divulgados pelo Inca, em 2024, mostram que os três tipos mais comuns de câncer em homens são pele não melanoma, próstata e pulmão. Já nas mulheres, o registro de pele não melanoma também é o mais verificado, seguido de tumores nas mamas e colo do útero".

O também oncologista Oren Smaletz, do Hospital Israelita Albert Einstein, lembra que os indivíduos com hábitos ligados ao tabagismo são mais propensos a desenvolverem quadros de câncer. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.

"A gente pode dividir a prevenção em algumas coisas importantes: primeiro, são hábitos. A gente sabe que muitos dos cânceres são causados pelo tabagismo, principalmente o câncer de pulmão. A gente sabe que não é só o câncer de pulmão, mas também o câncer de boca, cabeça, pescoço, pâncreas, rim, bexiga... todos eles estão ligados ao tabagismo. Então, acho que uma das coisas essenciais para a prevenção é não fumar".

Mais informações sobre a campanha do Dia do Câncer, como os tipos e formas de tratamento, além de orientações específicas para pacientes, familiares e cuidadores, podem ser acessadas no site do Inca: www.gov.br/inca

*Com supervisão de Fábio Cardoso

x