logo Radioagência Nacional
Saúde

Operação Estética encontra botox vencido e produto sem registro

Foram detectadas irregularidades em 32 clínicas no DF, GO, SP e MG
Baixar
Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional *
18/02/2025 - 15:31
Brasília
Brasília (DF), 15/02/2025 - Anvisa realiza fiscalização em clínicas de estética. Foto: Anvisa/Divulgação
© Anvisa/Divulgação

Trinta e duas clínicas de estética inspecionadas e - em todas - foram encontradas irregularidades. Esse é o balanço dos dois primeiros dias da Operação Estética com Segurança, que atuou em Brasília, Goiânia, região metropolitana de São Paulo, e Belo Horizonte. E teve de tudo: botox vencido, produto sem registro, equipamentos usados de forma indevida. Teve até lugar interditado que não tinha nem pia para o profissional lavar as mãos.

O material todo foi encaminhado à polícia para embasar as investigações. As empresas autuadas poderão ser obrigadas a pagar multas ou até ter a licença de funcionamento cancelada.

O gerente de Inspeção e Fiscalização de Produtos para Saúde da Anvisa, Thiago Rezende Cunha, explica que, nos últimos anos, houve um aumento no mercado de estética. Mais oferta e mais procura por serviços.

Mas e o cliente? Esse precisa ficar atento. E desconfiar sempre. Da promessa milagrosa, do preço muito baixo, do post da blogueira nas redes sociais. O gerente da Anvisa explica que o consumidor tem o direito de saber quais os produtos que estão sendo usados nele. Ele compara com a época da pandemia, quando as pessoas logo queriam saber marca, lote e validade das vacinas.

Em caso de dúvida consulte um profissional de saúde habilitado ou a Anvisa. Ela tem até um site com os produtos e procedimentos permitidos aqui no Brasil e para recebimento de denúncias. É só conferir no gov.br/Anvisa.

*Com produção de Néia Marques. 

x