Procura por vacina contra dengue no país está bem abaixo do esperado
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo 11/04/2024 Prefeitura amplia a vacinação contra a Dengue, serão 471 UBS e AMAs, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Fotos da vacinaçao na UBS do Cambuci. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A procura pela vacina da dengue no país está bem abaixo do esperado. Pouco mais da metade das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde foi aplicada em um ano de campanha, iniciada em fevereiro do ano passado.
De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde, mais de 3,2 milhões de doses foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido pelo Ministério da Saúde. Mais de 6,3 milhões de doses da vacina já foram distribuídas. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, todas as unidades federativas recebem doses contra a dengue. Foram selecionadas regiões de saúde com municípios de grande porte, alta transmissão nos últimos dez anos e/ou altas taxas de infecção nos últimos meses.
A farmacêutica Takeda tem priorizado o fornecimento de doses para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com a baixa disponibilidade de compra da vacina, o ministério informou que tem reforçado ações de prevenção e monitoramento.
Em janeiro, a pasta reinstalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde, para ampliar o monitoramento das arboviroses no Brasil. As ações acontecem em um momento de preocupação, devido à detecção do sorotipo 3 da dengue em diversas localidades. Esse sorotipo não circulava no país de forma predominante desde 2008, o que pode deixar grande parte da população suscetível à infecção.
*Com informações da Agência Brasil
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 23/12/2024 - O vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa do programa A Voz do Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![SNPP/Gov Penitenciária Federal de Mossoró. Foto: SNPP/Gov](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled /Proibida reprodução Or Levy, Eli Sharabi and Ohad Ben Ami, hostages held in Gaza since the deadly October 7, 2023 attack, are released by Hamas militants as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel in Deir Al-Balah in the central Gaza Strip, February 8, 2025. REUTERS/Hatem Khaled TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Belém (PA), 13/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida no Residencial Viver Outeiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Michael Dantas produção Corpo de Dança do Amazonas TA - Sobre Ser Grande (AM) foto foto Michael Dantas produção Corpo de Dança do Amazonas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil No Dia Mundial do Sorriso, a Oral-B e o programa Dentista do Bem realizam a terceira edição da maior triagem odontológica do mundo, atendendo jovens na quadra da Unidos de Vila Isabel (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)