Vacina durante gestação garante proteção passiva ao recém-nascido
![Fotorech/Pixabay Foto de gestante - Mulher em gestação. Foto: Fotorech/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Além dos cuidados com a realização de exames durante a gestação, outra medida importante, muitas vezes esquecida, é a vacinação. As vacinas neste período ajudam a evitar quadros de infecção nas mulheres e garantem a proteção passiva do recém-nascido, como explica Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações:
“Há uma janela de desproteção da criança entre o nascimento e o primeiro ano de vida, especialmente nos primeiros seis meses, onde as vacinas aplicadas na criança ainda não completaram a sua proteção. Dessa maneira, ao imunizar a grávida e ela conseguir produzir esses anticorpos que possam ser ultrapassados pela placenta e alcançadas na corrente circulatória do bebê, nós trazemos uma proteção indireta, chamada proteção passiva, porque ela é transmitida passivamente da mãe para o bebê nos primeiros meses de vida”.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, as vacinas recomendadas às grávidas são: hepatite B recombinante; difteria e tétano; e difteria, tétano e coqueluche. Além dessas, deve-se administrar as vacinas contra influenza e covid-19, conforme orientação das campanhas sazonais.
Durante a gravidez, não devem ser aplicadas as vacinas do HPV, varicela e a tríplice viral. Outro imunizante que demanda atenção é o da febre amarela, não indicado para as gestantes e lactantes com bebês menores de 6 meses.
Tamires Castro é corretora de imóveis e espera a primeira filha. Ela não sabia que precisava se vacinar durante a gestação.
“Eu descobri que existiam vacinas específicas que eu deveria tomar no período de gestação. Eu sempre tive esse hábito de me vacinar, muito por conta da minha mãe. E aí, com a gestação, eu descobri que eu deveria me vacinar com vacinas diferentes daquelas que eu sabia, né?”, explica a corretora.
Tamires também deixa uma mensagem de incentivo à vacinação para as futuras mamães:
“É você confiar no que você fez na sua vida inteira, que foi se vacinar”.
Além disso, as mamães devem ficar atentas para a amamentação. De acordo com o Unicef, o leite materno é a primeira vacina do bebê, e as crianças que são amamentadas ficam menos doentes.
As vacinas citadas na matéria são oferecidas pelo SUS.
![Rovena Rosa/Agência Brasil Tutores com cães no Parcão, espaço exclusivo para cachorros, na Praça Ayrton Senna do Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)