logo Radioagência Nacional
Saúde

Prefeitura do Rio de Janeiro inicia nova edição do Vacina na Escola

São ofertadas todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações.
Baixar
Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional
26/03/2025 - 11:26
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro deu início nesta quarta-feira (26/3) a uma nova edição do Vacina na Escola. O programa disponibiliza todas as vacinas que fazem parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 16 vacinas para crianças e adolescentes, que protegem contra mais de 20 doenças, como meningite, febre amarela, hepatite A, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite e HPV, entre outras. 

O objetivo, segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Sorans, é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes na cidade, contribuindo para a recuperação das coberturas vacinais.

“O sarampo é uma doença que ainda mata quase 100 mil pessoas todo ano no mundo, atinge muitos países envolvidos e é uma doença imunoprevenível. A consegue evitar ela pela vacina. E essa vacina é uma vacina muito eficaz. Na rotina do calendário, ela é aplicada nas crianças com 12 meses e com 15 meses de idade. Ela já protege contra três doenças virais: o sarampo, a caxumba e a rubéola”

Ainda de acordo com o secretário, além da atualização da carteira de vacinação, a preocupação com o sarampo, embora a capital não tenha registrado casos há três anos, se justifica porque municípios vizinhos divulgaram casos recentes da doença. 

“O Rio de Janeiro tem mais de três anos que não tem nenhum caso de sarampo, mas a gente vê os casos de sarampo acontecendo em outra cidade ou estado, e até em outras capitais do país. É muito importante que a gente esteja atento a manter o Rio de Janeiro livre do sarampo. E essa vacina é uma vacina muito eficaz. Então, com uma dose ela protege todas as pessoas com mais de 30 anos. Com menos de 30 anos é necessário duas doses.”

Além da rede pública, escolas particulares que tenham interesse em receber as equipes de vacinação também podem solicitar a participação no programa.

"Esse é um momento muito especial, é mais uma parceria da secretaria de Saúde com a secretaria de Educação para a vacinação das nossas crianças. Desde 2023, nós já vacinamos mais de 100 mil alunos da nossa rede. Com isso, a gente facilita a vida das famílias. Muitas vezes a criança não está sendo vacinada, não porque a família não quer, mas porque a rotina dificulta. Com essa parceria entre a Saúde, a Educação e as famílias, a gente consegue levar a vacina até a escola, e consegue um grande resultado para a nossa cidade", afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

*Texto atualizado às 14h47 para acréscimo do último parágrafo

x