Força Nacional atuará por mais 180 dias na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas

Terra indígena no Amazonas

Publicado em 03/06/2020 - 18:28 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Ministério da Justiça prorrogou, por 180 dias, a presença da Força Nacional de Segurança Pública na Terra Indígena Vale do Javari, no sudoeste do estado do Amazonas. A Força Nacional deve manter o apoio a agentes da Funai, Fundação Nacional do Índio, para garantir a segurança dos povos indígenas e dos servidores públicos.


Inicialmente o trabalho conjunto seria do dia 6 de dezembro do ano passado até essa terça-feira, dia 2. O novo prazo começa a valer nesta quarta-feira e vai até o dia 29 de novembro. A Terra Indígena Vale do Javari abriga 26 povos. Parte deles vive em situação de isolamento voluntário. A área sofre pressão de caçadores e outros grupos que querem explorar ilegalmente madeira e minério.


A Força Nacional atua na localidade para garantir a integridade física e moral dos povos indígenas isolados e de recente contato, e também dos servidores da Funai que atuam nas Frentes de Proteção Etnoambiental localizadas na região do Rio Ituí.


A área está sob forte tensão desde o ano passado, quando ocorreram ataques às bases de proteção do Vale do Javari. Em setembro, o trabalhador da Funai Maxciel Pereira dos Santos foi executado a tiros em Tabatinga, que fica na mesma região. A própria Funai comunicou à Polícia Federal sobre os atos violentos para pedir investigação.


O envio da Força Nacional de Segurança atende a uma decisão da Justiça Federal, para que a União garantisse apoio operacional às equipes da Frente de Proteção Etnoambiental da região. Se isso não ocorresse, a pena prevista seria de multa no valor de R$ 10 mil reais.

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotificação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo