Sancionada lei que autoriza apreensão de arma de fogo em caso de violência doméstica, no RJ

Rio de Janeiro

Publicado em 31/07/2020 - 13:48 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

As autoridades policiais do Rio de Janeiro estão autorizados a apreender as armas de fogo de pessoas denunciadas, indiciadas ou réus em processos de violência doméstica e feminicídio, durante a pandemia de coronavírus. E, de acordo com a lei já sancionada pelo governador Wilson Witzel, também poderão suspender a posse, o porte e o registro dos armamentos.

 

Segundo a norma, a arma de fogo deverá ser acautelada até o fim das investigações e trânsito em julgado dos processos.Durante esse período, também serão suspensos os processos de análise de qualquer pedido, registro, concessão ou renovação de posse de armas. No entanto, a apreensão ou suspensão somente poderá ser feita após uma decisão fundamentada, da autoridade judiciária competente.

 

A lei é de autoria da deputada estadual Zeidan, do Partido dos Trabalhadores, que lembrou o maior risco que as vítimas podem sofre neste período de isolamento social, para justificar que o Estado deve tomar medidas para diminuir o acesso dos agressores a meios letais.

 

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, desde o início da pandemia, houve queda de pelo menos 40% nos registros feitos em delegacia de crimes enquadrados na lei maria da penha. No entanto, os pedidos de socorro por causa de ocorrência de violência contra a mulher, feitos ao Serviço 190 da Polícia Militar, aumentaram 12,5%.

Últimas notícias
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo
Justiça

Eleições 2024: regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Esse prazo vale também para quem precisa tirar o título, pedir transferência ou atualizar os dados cadastrais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo
Geral

Venda de álcool líquido 70% está proibida a partir de amanhã (30)

O álcool líquido 70% já havia sido proibido em 2002, por causa dos acidentes domésticos. A Anvisa havia, no entanto, permitido a venda para o público geral por causa da pandemia de covid-19. Mas esse prazo terminou no dia 31 de dezembro do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra quase 4 milhões de casos de dengue

Os casos continuam subindo e o país está prestes a bater o recorde histórico de dengue, com 3.921 milhões de registros da doença.

Baixar arquivo
Política

CPI das Apostas Esportivas ouve representantes da CBF hoje

O Senado ouve na tarde desta terça-feira (29) o diretor de Governança e Conformidade, Hélio Santos Menezes Júnior e o oficial de Integridade da CBF, Eduardo Gussem.

Baixar arquivo