Em 2019, foram registrados 12 acidentes com barragens no país

Levantamento da ANA traz a situação das barragens em todo o Brasil

Publicado em 01/09/2020 - 13:58 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Em 2019 foram registrados relatos de 12 acidentes e 58 incidentes com barragens em 15 estados do país. Com destaque para o acidente mais grave de todos, o de Brumadinho, em Minas Gerais, que vitimou 270 pessoas e afetou outras 40 mil. Esses dados fazem parte de um relatório lançado nessa segunda-feira(31) pela ANA – a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico, sobre a Segurança de Barragens em 2019. A publicação fez um levantamento da situação das barragens em todo o país.

De acordo com o relatório, houve um aumento na quantidade de barragens que preocupam os órgãos fiscalizadores. Vinte e seis dessas entidades apontam para 156 barragens em situação crítica em 22 estados. Um aumento de 129% se comparado com o relatório anterior. No documento de 2018, o levantamento apontou um total de 68 barragens nessas condições.

O resultado está ligado ao fato das fiscalizações presenciais também terem aumentado, registrando alta de 135% em relação a 2018. Essas operações saltaram de 920, em 2018; para duas mil 168 no ano passado.

O relatório traz ainda informações sobre o Dano Potencial Associado, que faz uma projeção dos prejuízos a estruturas e a população em caso de rompimento de uma barragem.

De acordo com os dados, mais de mil barragens estão classificadas ao mesmo tempo na categoria de risco, que são aspectos da própria contenção e que podem influenciar na possibilidade de ocorrência de problemas. Isso significa um aumento de 20% se comparada com as classificações da edição anterior de barragens que se estavam na mesma situação.

O relatório completo está disponível na página da ANA e pode ser acessado por qualquer cidadão.

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Minirreforma ministerial é publicada no Diário Oficial da União

Uma das mudanças foi a nomeação de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP para comandar a Casa Civil. Ele vai substituir o general Luiz Eduardo Ramos, que foi nomeado para a Secretaria-geral da Presidência da República.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa indica que vacinados continuam a transmitir a covid-19

Quem está vacinado contra a covid-19 ainda pode transmitir a doença e também contrair o coronavírus, ainda que com menor gravidade. Essas são as conclusões de um estudo da Fapesp.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 anos, SP registra queda de 74% de mortes por Aids

Em 1995, foram registrados 7.739 óbitos. Em 2019, caiu para 2.049 mortes.

Baixar arquivo
Geral

Governo deve apresentar reformulação de programas sociais

As mudanças devem juntar diversos programas sociais já existentes e beneficiar cerca de 17 milhões de pessoas. Atualmente, o Bolsa Família atende em torno de 14 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2020: Japonês vence individual geral da ginástica artística

O brasileiro Caio Souza terminou na 17ª posição na final do individual geral masculino de ginástica artística. Já o paulista Diogo Soares foi o 20° colocado.

Baixar arquivo
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo