Élcio Queiroz é condenado por posse e porte ilegal de armas

Ex-policial foi condenado pela Justiça do Rio

Publicado em 14/10/2020 - 13:01 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O ex-policial militar Élcio Queiroz, um dos acusados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes foi condenado pela Justiça do Rio por porte e posse ilegais de arma de fogo de uso restrito.

A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público e se refere a armamentos encontrados em sua casa e no carro conduzido por ele no dia em que foi preso preventivamente pela morte de Marielle e Anderson em março do ano passado.

Foram encontradas duas armas na residência do ex-policial, uma delas de uso restrito, além de carregadores, e em seu carro, munições de fuzil, também consideradas de uso restrito.

Élcio foi condenado a cinco anos de prisão em regime aberto, no entanto, como já está preso no âmbito das investigações do assassinato de Marielle e Anderson, não deixará a cadeia.

Em depoimento que consta no processo o ex-PM afirmou que adquiriu as armas antes de ser exonerado da corporação em 2015 e quanto às munições de fuzil ele teria encontrado em um canteiro próximo de sua casa e tinha a intenção de entregá-las à polícia.

Élcio é acusado de dirigir o carro usado no dia do assassinato. Ele e o também ex-policial militar Ronnie Lessa, que teria sido o autor dos disparos, são os dois apontado até o momento como responsáveis pela morte de Marielle e Anderson, crime ocorrido em março de 2018 e ainda sob investigação. Os dois irão a júri popular ainda sem data marcada.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo