Norte e Nordeste têm maiores taxas de assassinato do país
O Norte e Nordeste continuam como as regiões mais perigosas do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020. A região Norte registra as maiores taxas de assassinatos, 52% acima da média nacional. Em 2019, morreram, em média nos 7 estados do Norte, 34 pessoas assassinadas para cada grupo de 100 mil habitantes. No Nordeste, essa taxa foi de 32 mortes a cada 100 mil habitantes no ano passado, 41% a mais que a média nacional.
O doutor em direito da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, Felipe Freitas, especialista em violência e criminologia, explica que as organizações criminosas que operam o tráfico internacional de drogas migraram, nos últimos anos, do centro-sul do país para o norte/nordeste.
Após observar uma redução no número de assassinatos a partir de 2017, chegando a cair 17% no ano passado em todo o país, o Brasil voltou a registrar aumento no número de homicídios nos primeiros seis meses deste ano, com um crescimento de 7% em relação ao primeiro semestre de 2019.
Assim como outros especialistas, o pesquisador Felipe Freitas associa a variação no número de assassinatos ao longo dos anos às mudanças na organização das facções que controlam o tráfico de drogas.
Para reduzir os assassinatos, o pesquisador da Universidade de Feira de Santana, Felipe Freitas, sugere que é preciso, principalmente, mudar a atual política de drogas, além de priorizar a investigação sobre os recursos desse mercado bilionário.
Entre as capitais, a campeã de assassinatos é Macapá, no Amapá, com uma taxa de 56 mortes a cada 100 mil habitantes em 2019. É 2 vezes e meia a mais que a média nacional. As 11 capitais mais violentas do país são todas do Norte ou Nordeste. O Rio de Janeiro, por exemplo, aparece na décima segunda colocação.
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil Saúde cria serviço de referência para tratar câncer de colo de útero e de mama](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 - Cariocas se refrescam na praia do Leme em meio a forte onda de calor. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Siva/Agência Brasil Rio de Janeiro, (RJ), 24.01.2024 – Apresentadora do programa Sem Censura, Cissa Guimarães.. Foto: Tomaz Siva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tiago Caldas/EC Bahia/Direitos Reservados bahia, vitória, campeonato baiano](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)