logo Radioagência Nacional
Segurança

Número de desaparecidos no Brasil em 2019 ultrapassou os 79 mil

Anuário Brasileiro de Segurança Pública faz o levantamento desde 2017
Baixar
Lucas Pordeus León
27/10/2020 - 13:52
Brasília

O número de desaparecidos no Brasil em 2019 ultrapassou 79 mil pessoas. Para se ter uma ideia, esse número é 65% maior que o de assassinatos. A cada dia, no ano passado, 217 pessoas desapareceram no país, enquanto outras 130 foram assassinadas.

Esse levantamento é feito pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública, que só começou a contabilizar os desaparecidos em 2017.

O anuário, porém, fez uma retrospectiva de 2007 a 2016 e registrou uma média de 69 mil pessoas desaparecidas por ano. Esse fenômeno ainda recebe pouca atenção do Poder Público e da sociedade como um todo.

Somente em 2019 é que foi sancionada uma lei com uma política nacional para tratar do tema. Mesmo assim, o país ainda não tem, por exemplo, um cadastro nacional de pessoas desaparecidas.

A manicure Débora Alves Inácio, de São Paulo, procura o filho desde 2013, quando o garoto, então com 17 anos, foi para uma festa e não voltou mais.

Débora conta que é pequena a equipe especializada na busca por pessoas desaparecidas e que não há comunicação entre os órgãos estatais.

A Cruz Vermelha Internacional auxilia algumas famílias de desaparecidos e revela que a falta de dados impede traçar um diagnóstico mais preciso do problema.

Larissa Leite, responsável pelo programa de pessoas desaparecidas da Cruz Vermelha Internacional, conta que o problema atinge famílias das mais diferentes condições socioeconômicas.

No ano passado, o Anuário Brasileiro da Segurança Pública começou a contabilizar o número de pessoas localizadas; em 2019, foram mais de 39 mil em todo o país. Isso apesar de nove estados da Federação ainda não apresentarem dados.

Não se sabe, porém, se essas pessoas encontradas constavam como desaparecidas, tampouco se tem informação do ano que elas haviam sumido.

x