Número de desaparecidos no Brasil em 2019 ultrapassou os 79 mil

Anuário Brasileiro de Segurança Pública faz o levantamento desde 2017

Publicado em 27/10/2020 - 13:52 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O número de desaparecidos no Brasil em 2019 ultrapassou 79 mil pessoas. Para se ter uma ideia, esse número é 65% maior que o de assassinatos. A cada dia, no ano passado, 217 pessoas desapareceram no país, enquanto outras 130 foram assassinadas.

Esse levantamento é feito pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública, que só começou a contabilizar os desaparecidos em 2017.

O anuário, porém, fez uma retrospectiva de 2007 a 2016 e registrou uma média de 69 mil pessoas desaparecidas por ano. Esse fenômeno ainda recebe pouca atenção do Poder Público e da sociedade como um todo.

Somente em 2019 é que foi sancionada uma lei com uma política nacional para tratar do tema. Mesmo assim, o país ainda não tem, por exemplo, um cadastro nacional de pessoas desaparecidas.

A manicure Débora Alves Inácio, de São Paulo, procura o filho desde 2013, quando o garoto, então com 17 anos, foi para uma festa e não voltou mais.

Débora conta que é pequena a equipe especializada na busca por pessoas desaparecidas e que não há comunicação entre os órgãos estatais.

A Cruz Vermelha Internacional auxilia algumas famílias de desaparecidos e revela que a falta de dados impede traçar um diagnóstico mais preciso do problema.

Larissa Leite, responsável pelo programa de pessoas desaparecidas da Cruz Vermelha Internacional, conta que o problema atinge famílias das mais diferentes condições socioeconômicas.

No ano passado, o Anuário Brasileiro da Segurança Pública começou a contabilizar o número de pessoas localizadas; em 2019, foram mais de 39 mil em todo o país. Isso apesar de nove estados da Federação ainda não apresentarem dados.

Não se sabe, porém, se essas pessoas encontradas constavam como desaparecidas, tampouco se tem informação do ano que elas haviam sumido.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Flávia Saraiva fica em sétimo na prova de trave da ginástica artística

Fechando a participação brasileira na ginástica artística, a carioca Flávia Saraiva representou o país nesta terça-feira (3) na final da prova de trave na Olimpíada de Tóquio e ficou na sétima posição. A disputa aconteceu no Centro de Ginástica de Ariake, na capital Tóquio.

Baixar arquivo
Educação

Começa nesta terça-feira (3) o prazo de inscrições para o Sisu

Para participar do Sisu, é necessário que a nota da redação tenha sido maior que zero e que o estudante não tenha feito a prova na condição de treineiro, aqueles estudantes que fazem as provas antes de concluírem o ensino médio.

Baixar arquivo
Esportes

Paraná empata com o Ypiranga pela Série C

E vamos com os resultados desta segunda-feira. Pela Série C do Campeonato Brasileiro, o Paraná empatou com o Ypiranga do Rio Grande do Sul em 1 a 1. Nesta terça-feira, a bola rola para Série B do Campeonato Brasileiro. Às 19h, tem Brusque e Curitiba.

Baixar arquivo
Educação

Senado recebe Fábio Faria para tratar de internet em escolas públicas

Na audiência, os senadores cobraram a instalação de internet nos estabelecimentos de ensino.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo