Cai 37% número de tiroteios ou disparos de armas no Rio em novembro
A plataforma Fogo Cruzado, que monitora a violência armada no Rio de Janeiro, contabilizou, em novembro, 290 tiroteios ou disparos de armas na Região Metropolitana do estado. O número representa uma redução de 37% em comparação ao mesmo mês de 2019, quando a plataforma fez 463 registros.
Ainda de acordo com o Fogo Cruzado, novembro também teve queda de 37% nas trocas de tiros com a participação de agentes de segurança: foram 94 contra 150 em igual período do ano passado.
Outra redução anotada se refere ao número de baleados, que inclui mortos e feridos por arma de fogo: foram 129 pessoas no mês passado, sendo que 61 morreram, o que significa um recuo de 30% frente a novembro de 2019. Naquele mês, 184 pessoas foram atingidas por disparos e cerca de 100 não resistiram aos ferimentos.
Com 170 casos, a capital fluminense teve o maior número de tiroteios ou disparos no mês em análise, concentrando 59% do total de 290 contabilizados na Região Metropolitana.
Em seguida no ranking, ficaram os municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias, Niterói e Belford Roxo.
A capital também concentrou o maior número de baleados: foram 47. São Gonçalo teve 38 pessoas atingidas por disparos, o que significa quase um baleado por tiroteio registrado no município.
Na comparação com outubro, os dados referentes a todo estado indicam diminuição de 31 por cento nos tiroteios, de 51% no número de mortos e de 28% no de feridos.