Operação Verão do Corpo de Bombeiros nas praias do Rio recebe reforços
A Operação Verão 2021 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro recebeu reforço de efetivo e de equipamentos para garantir a segurança dos banhistas. Cerca de 1,2 mil guarda-vidas da corporação vão monitorar as praias do estado com o apoio de 20 motos aquáticas.
Outra novidade são as 2,5 mil placas de sinalização de perigo e os 200 totens informativos que estão sendo instalados em pontos estratégicos da orla. O material vai complementar a comunicação com os banhistas, que hoje já é feita por meio de bandeiras que alertam sobre os riscos de afogamento e sobre a presença de animais marinhos na área.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, disse que o planejamento adotado pela corporação nesta época do ano é para reforçar o atendimento e estimular a conscientização para evitar afogamentos.
O comandante-geral destacou que o investimento feito na aquisição de novas embarcações e na sinalização das praias, com dinheiro da taxa de incêndio paga pela população, é superior a R$ 2,7 milhões.
A força-tarefa, que começou nessa segunda-feira (21), primeiro dia do verão e vai até o final da estação, tem ainda apoio de 150 alunos do Curso de Salvamento no Mar e do módulo de Salvamento Marítimo do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares Guarda-Vidas.