Metrô de São Paulo exibe imagens de pessoas desaparecidas

Monitores vão mostrar vídeo sobre o tema e fotos dos procurados

Publicado em sábado, 20 Fevereiro, 2021 - 09:25 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O metrô de São Paulo vai passar a exibir, nos monitores informativos, vídeos com imagens de pessoas desaparecidas na cidade. Os alertas destacam fotos, nomes e o telefone do serviço municipal de localização.

A iniciativa já está sendo colocada em prática desde segunda-feira, e é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania com o Metrô, ligado ao governo do Estado, para tentar aumentar o número de localizações de pessoas na cidade de São Paulo.

Os números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram a gravidade do problema. Em 2019, a cada dia, 219 pessoas desapareceram no Brasil. Em um ano, mais de 79 mil pessoas que deixaram suas casas e nunca mais foram vistas. O número é 65% maior que o de assassinatos.

Em 2020, o serviço municipal localizou 579 pessoas.

A iniciativa foi elogiada pela coordenadora do Programa de Pessoas Desaparecidas e suas Famílias da Cruz Vermelha, Larissa Leite.

A medida também foi bem recebida por movimentos como o Mães em Luta e o Mães da Sé, que reúnem mulheres com filhos ou outros familiares desaparecidos. Mas uma das fundadoras do movimento, que há 28 anos procura a filha desaparecida quando tinha apenas 13, Vera Lúcia Ranu, lembra que iniciativas como essa precisam ser contínuas.

O convênio firmado entre a prefeitura de São Paulo e o metrô vai durar 6 meses. Nos primeiros dias, os monitores do serviço público de transporte vão exibir um vídeo de apresentação sobre o tema e, na sequência, aparecem os alertas com as fotos das pessoas desaparecidas e orientações para como entrar em contato.

Um telefone celular vai ficar disponível para quem tiver informações sobre os desaparecidos. O número é (11) 97549-9770.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo