Anvisa lança campanha sobre uso de máscaras em aeroportos
A Anvisa lançou campanha para tirar dúvidas sobre o trabalho da agência durante a pandemia. Um vídeo explica as medidas mais rígidas adotadas em março para evitar a proliferação do coronavírus, especialmente nos aeroportos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária lembra que aumentou o rigor no controle das máscaras usadas pelos passageiros, nos voos nacionais e para outros países, por causa do surgimento de novas variantes do coronavírus e do agravamento das taxas de transmissão da doença em todo o país.
Foram proibidas as máscaras de pano de uma camada, de acrílico ou plástico transparente, lenço, bandana e as máscaras com válvulas de respiração. As proteções caseiras estão permitidas, mas só aquelas com duas ou mais camadas de tecido.
O diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, fala sobre a importância do uso das máscaras nos terminais e aeronaves.
"Usar a máscara é um ato de cidadania. É um ato de proteção da própria saúde e de proteção da saúde do próximo. Usar a máscara ajustada ao rosto, cobrindo nariz e boca, para que nenhuma partícula saia do seu nariz ou da sua boca. A partir de agora, para voar em voos nacionais é preciso usar máscaras que estão disciplinas no site da Anvisa".
Os protetores faciais de acrílico, conhecido como face shield, podem ser utilizados, mas a máscara por baixo ainda é obrigatória. Dentro de aviões e aeroportos só será permitido retirar a máscara para hidratação ou para alimentar crianças com menos de doze anos, idosos e portadores de doenças que precisem de dieta especial.
A Anvisa também dispensou o uso de máscara nos terminais por pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual ou sensorial, ou ainda de pessoas com outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da proteção. Também não é exigido o uso de máscara para crianças com menos de três anos de idade.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Butantan/Divulgação Brasília (DF) 01/02/2024 - Butantan publica no NEJM dados que demonstram que vacina da dengue protege 79,6% dos imunizados
Foto: Butantan/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 18/11/2024 -Entidades e ouvidoria lançam relatório Flávio Jorge Rodrigues da Silva, na câmara municipal de São Paulo. O relatório foi produzido pela Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 03/09/2024 Movimento no comércio de São Paulo na rua 25 de Março, após o anúncio do aumento do PIB. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR São Paulo (SP), 16/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Sede do Procon no shopping Venâncio 2000](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)