Desvio de cabelo doado para pacientes com câncer é investigado no RJ

Material era dado voluntariamente para confecção de perucas

Publicado em 26/04/2021 - 19:59 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um esquema criminoso que vendia doações de cabelos humanos, que deveriam ser usados na confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer, foi descoberto por policiais civis do Rio de Janeiro.

Uma suspeita, acusada de chefiar o bando, foi presa pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial. Ela é acusada dos crimes de associação criminosa e falsidade ideológica.

Durante a última semana, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de investigados, em endereços de organizações não governamentais e lojas usados pelo esquema para vender os produtos desviados da ação social, que arrecadava as doações para as próteses.

Os policiais apreenderam cerca de meia tonelada de cabelos humanos, documentos, dinheiro, computadores e celulares.

De acordo com os agentes, após trabalho de monitoramento e cruzamento de dados, as investigações apontaram que a acusada comandava uma associação criminosa, responsável pelo desvio de cabelos que deveriam ser usados em apoio a pacientes oncológicas.

Os acusados recebiam os cabelos das ONGs e confeccionavam perucas, mas poucas eram revertidas para doação, já que grande parte era comercializada. Estima-se que o negócio fraudulento rendeu milhões de reais, inclusive com atividades no exterior, por meio de uma loja em Miami (EUA).

As investigações continuam para apurar a participação de outros envolvidos e a prática de crimes associados.

Citada no curso das apurações, a Fundação Laço Rosa, a organização sem fins lucrativos que atua na garantia de direitos de pacientes com câncer de mama, divulgou nota repudiando de forma veemente os atos ilícitos.

A instituição destaca que não comercializa e nem nunca comercializou cabelos de nenhum tipo. E Informa que está contribuindo e prestando todos os esclarecimentos solicitados pelos órgãos competentes. A nota conclui que há 10 anos o Laço Rosa desenvolve um trabalho social idôneo, de apoio a pacientes em tratamento de câncer, em todo o Brasil, em diversas frentes.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo