Advogado recomenda não negociar com hackers que invadirem suas redes

Publicado em 20/08/2021 - 09:00 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A internet trouxe uma série de facilidades para os negócios, pequenos ou grandes. Porém, junto com a expansão da digitalização da economia cresceu também o número de casos de ataques hackers, invasão de dados das empresas e golpes pela internet.

Na semana passada, a maquiadora de Brasília, Elisa Amorese, teve o perfil do Instagram invadido. Na posse da conta, os hackers aplicaram um golpe que lesou 24 clientes somando mais de R$ 55 mil em transferências.

A empresária conta que teve o chip do celular dela clonado por alguém em São Paulo, devido a falhas na segurança da operadora de telefone. A partir daí, negociações falsas foram feitas com os clientes de Elisa pela conta.

Em outro caso, um escritório de advocacia de São Paulo teve o sistema invadido. De acordo com a advogada Roberta Vasconcelos, os hackers pediram um resgate de mil e 500 dólares para cada arquivo bloqueado. Todos os processos dos clientes ficaram nas mãos dos criminosos. Desde então, o escritório faz backups regulares de todos os arquivos e aumentou a segurança do sistema.

O advogado especialista em Privacidade e Direito Digital, Luiz Fernando Prado, trabalha com muitos casos de invasão a sistemas de empresas ou de pequenos empresários. Ele afirma que a prática cresceu na pandemia, principalmente os pedidos por resgate dos dados. Para o especialista, a chave é investir em prevenção, e dá algumas dicas, como sempre fazer um backup (salvar em um lugar seguro) das informações e sempre acionar a verificação em duas etapas nos aplicativos de conversa, como WhatsApp e Telegram, por exemplo. A chamada verificação em duas etapas faz com que, sempre que uma conta for acessada de um novo dispositivo, será pedido um código a ser enviado por SMS ou e-mail.

Ainda segundo o especialista em segurança cibernética, Luiz Prado, se o sistema da empresa está sob ataque, o ideal é derrubar a internet para evitar que a infecção se espalhe para outros setores. Ele recomenda também nunca negociar com os criminosos, já que não há garantia de receber a conta ou os arquivos de volta e também porque isso acaba estimulando novos golpes.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Amapá decreta calamidade pública após salinização do rio Amazonas

Com o decreto, o governo local mobiliza todos os órgãos estaduais para atuarem sob o comando da Defesa Civil na região do Distrito do Bailique. O prazo do estado de calamidade pública é de 180 dias. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas de 65 comunidades do arquipélago sejam afetadas pela salinização das águas e erosão das margens do Rio Amazonas.

Baixar arquivo
Segurança

TJRJ inaugura primeiro centro de atenção e apoio às vítimas de crimes

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta sexta-feira o primeiro Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do país.

Saúde

Prevent Senior assina acordo de conduta com Ministério Público de SP

O Plano de Saúde deverá suspender o uso de medicamentos ineficazes do chamado kit covid, vai ter que publicar em jornais e portais da internet que nunca fez qualquer pesquisa científica para comprovar a eficácia desses medicamentos e está proibido de alterar o código de diagnóstico de covid de pacientes que morreram em decorrência de problemas provocados pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Preço da carne no atacado cai, mas valor no varejo ainda continua alto

É que apesar das vendas estarem suspensas para a China, os produtores brasileiros tem guardado as carnes armazenadas em frigoríficos a espera de uma solução para o impasse. Ou seja, não aumentou a oferta do produto no mercado interno.

Baixar arquivo
Economia

Ministros das Comunicações dos Brics querem economia digital inclusiva

Os ministros das Comunicações dos cinco países do Brics assinaram uma declaração conjunta de cooperação internacional para estruturar uma economia digital inclusiva.

Baixar arquivo
Geral

Tanqueiros encerram greve em MG, SP e RJ

A paralisação dos tanqueiros, transportadores de combustíveis e derivados de petróleo, iniciada nessa quinta-feira (21) e encerrada hoje, afetou a distribuição de combustíveis em três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo