Advogado recomenda não negociar com hackers que invadirem suas redes

Publicado em 20/08/2021 - 09:00 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A internet trouxe uma série de facilidades para os negócios, pequenos ou grandes. Porém, junto com a expansão da digitalização da economia cresceu também o número de casos de ataques hackers, invasão de dados das empresas e golpes pela internet.

Na semana passada, a maquiadora de Brasília, Elisa Amorese, teve o perfil do Instagram invadido. Na posse da conta, os hackers aplicaram um golpe que lesou 24 clientes somando mais de R$ 55 mil em transferências.

A empresária conta que teve o chip do celular dela clonado por alguém em São Paulo, devido a falhas na segurança da operadora de telefone. A partir daí, negociações falsas foram feitas com os clientes de Elisa pela conta.

Em outro caso, um escritório de advocacia de São Paulo teve o sistema invadido. De acordo com a advogada Roberta Vasconcelos, os hackers pediram um resgate de mil e 500 dólares para cada arquivo bloqueado. Todos os processos dos clientes ficaram nas mãos dos criminosos. Desde então, o escritório faz backups regulares de todos os arquivos e aumentou a segurança do sistema.

O advogado especialista em Privacidade e Direito Digital, Luiz Fernando Prado, trabalha com muitos casos de invasão a sistemas de empresas ou de pequenos empresários. Ele afirma que a prática cresceu na pandemia, principalmente os pedidos por resgate dos dados. Para o especialista, a chave é investir em prevenção, e dá algumas dicas, como sempre fazer um backup (salvar em um lugar seguro) das informações e sempre acionar a verificação em duas etapas nos aplicativos de conversa, como WhatsApp e Telegram, por exemplo. A chamada verificação em duas etapas faz com que, sempre que uma conta for acessada de um novo dispositivo, será pedido um código a ser enviado por SMS ou e-mail.

Ainda segundo o especialista em segurança cibernética, Luiz Prado, se o sistema da empresa está sob ataque, o ideal é derrubar a internet para evitar que a infecção se espalhe para outros setores. Ele recomenda também nunca negociar com os criminosos, já que não há garantia de receber a conta ou os arquivos de volta e também porque isso acaba estimulando novos golpes.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo