Grande maioria dos policiais mortos no Rio de Janeiro estavam de folga

Publicado em 22/09/2021 - 17:56 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A maioria dos policiais mortos de forma violenta no Rio de Janeiro, entre 2016 e 2020, estava de folga. Em todo o estado, 148 policiais foram mortos em serviço; sendo, 133 militares e 15 civis; e 358 em folga, dos quais 331 eram militares e 27 civis.

Em cada dez vítimas de latrocínio no estado, uma era policial. Além disso, em cinco anos, 35 policiais tiraram suas próprias vidas.

Os dados fazem parte do estudo Vitimização Policial no Estado do Rio de Janeiro: Panorama dos Últimos Cinco Anos (2016-2020), produzido pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

A diretora-presidente do ISP Marcela Ortiz disse que o objetivo do levantamento é compreender a vitimização policial e oferecer dados e análises que ajudem o governo estadual a desenvolver ações concretas para reduzir essa violência.

Apesar desses resultados, o número de policiais mortos em 2020 foi o menor de toda a série histórica, que começou em 1998. No total, foram 65 policiais civis e militares mortos em serviço ou em folga.

De acordo com o ISP, 71,9% das mortes foram homicídios, lesão corporal provocada por arma de fogo e roubo seguido de morte. O percentual corresponde a 254 mortes cometidas por arma de fogo.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo