Rio registra queda no número de assassinatos em agosto deste ano

Publicado em 24/09/2021 - 14:53 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Duas mil 240 pessoas foram assassinadas no estado do Rio de Janeiro entre janeiro e agosto deste ano. O número representa uma queda de 7% em relação ao mesmo período do ano passado e é também o menor para os meses desde 1991, quando começou a série histórica do ISP, o Instituto de Segurança Pública. 

De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (24), em agosto, foram registrados 258 homicídios dolosos, aquele em que há intenção de matar, um recuo de 1% em relação a agosto do ano passado e o menor registro para o mês desde 1991.

Já os crimes violentos letais intencionais, que incluem homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, apresentaram queda de 6% entre janeiro e agosto e de 1% no mês passado, na comparação com 2020.

Foram 2.338 vítimas nos oito primeiros meses de 2021 e 271 em agosto.

Os números são os mais baixos para o indicador desde 1999, tanto para o acumulado, quanto para o mês.

O boletim do Instituto de Segurança Pública mostra, ainda, que em agosto foram apreendidas 562 armas de fogo em todo o estado, sendo 20 fuzis. O total é 8% maior que o registrado no mesmo mês de 2020. Isto significa que, em média, neste ano, mais de um fuzil foi apreendido por dia no Rio de Janeiro.

Os roubos de carga caíram 23% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado e no acumulado do ano a queda  foi de 16% em relação ao mesmo período de 2020. De acordo com o ISP, os resultados são os menores nas duas bases de comparação desde 2013.

Já os roubos de rua caíram 6% se comparado ao acumulado do ano passado e 10% contra agosto de 2020.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo