Três meses depois da morte de Wellington da Silva Braga, os índices de violência como tiroteios, mortos e baleados tiveram queda de até 34% nas regiões da cidade do Rio de Janeiro em que o criminoso tinha domínio. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado. Ecko, como era conhecido, era chefe da maior milícia do estado do Rio de Janeiro. O Grupo dominava boa parte da Zona Oeste da capital e regiões da Baixada Fluminense.
A queda dos índices de violência foi percebida em bairros como Quintino Bocaiúva, Cascadura, Madureira, Campinho e Água Santa, na Zona Norte, além de áreas próximas a Praça Seca, na zona oeste. As exceções são os bairros de Realengo, Santíssimo, Santa Cruz e Paciência, localizados também na zona oeste da cidade.
O professor Daniel Hirata, da Universidade Federal Fluminense, destaca que apesar da queda nos índices de tiroteio e mortes nas regiões que eram dominadas pelo miliciano, o momento atual não é de tranquilidade. Segundo ele, as ações agora continuam acontecendo de forma não ostensiva e mais sofisticada.
O Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa que registra dados de violência armada nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Recife.
![REUTERS/Carla Carniel/Proibida reprodução Soccer Football - Paulista Championship - Santos v Botafogo SP - Estadio Vila Belmiro, Santos, Brazil - February 5, 2025 Santos' Neymar in action REUTERS/Carla Carniel](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 06/02/2025 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)