Justiça do Rio começa a ouvir testemunhas do caso Henry Borel

Publicado em 06/10/2021 - 16:49 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro começou a ouvir, nesta quarta-feira (06), as testemunhas do caso Henry Borel, menino de quatro anos morto com múltiplas lesões, na madrugada do dia 08 de março.

Segundo denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio, o menino foi submetido a tortura pelo padrasto, o ex-vereador Jairo dos Santos Souza, conhecido como doutor Jairinho, em seu apartamento na Barra da Tijuca, zona oeste carioca.

Além do ex-vereador, a mãe do menino, a professora Monique Medeiros, também é acusada do crime. O casal está preso desde abril. E além do homicídio, também são réus pelos crimes de tortura e fraude processual.

O pai de Henry, chegou por volta das nove e meia da manhã ao Tribunal de Justiça para a audiência. Leniel Borel disse esperar que a verdade seja esclarecida e os responsáveis punidos pela Justiça. Ele disse que ainda tem informações para colaborar com o caso.

No depoimento da primeira testemunha houve um princípio de tumulto, com discussão entre o advogado Thiago Minagé, responsável pela defesa da mãe de Henry, Monique Medeiros, e o promotor Fábio Vieira.

A defesa pediu a palavra durante a fala do delegado Henrique Damasceno, quando ele contava que a mãe do menino Henry parecia à vontade, tirando selfie, apresentando comportamento atípico durante depoimento na Delegacia, após a morte do menino.

Já o padrasto Doutor Jairinho, segundo o delegado titular da 16ª Delegacia de Polícia, fazia piadas.

A juíza Elizabeth Louro Machado, titular do Segundo Tribunal do Júri precisou intervir. E advertiu que o advogado e o promotor não transformariam o local em um circo.

Jairinho acompanha os depoimentos por videoconferência a partir do presídio Wellington de Oliveira, no Complexo de Bangu Já Monique compareceu ao Tribunal de Justiça.

 A juíza determinou que, por questões de segurança, as testemunhas da defesa do casal serão ouvidas em outra ocasião.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo