As autoridades estão em alerta com uma nova droga cem vezes mais potente que a maconha e que pode causar danos irreversíveis aos usuários.
A nova droga turbinada, conhecida como K4, causa até 100 vezes maior efeito alucinógeno do que a maconha convencional, possuindo grande poder viciante e destrutivo ao organismo.
O grande desafio da polícia agora é como rastrear a ação dos traficantes com essa nova modalidade, uma vez que o entorpecente é diluído em folhas de papel, fotografias e outros materiais, o que dificulta o trabalho das fiscalizações.
Outro problema é que o novo formato também facilita o consumo, já que o usuário pode ingerir de forma mais discreta, bastando colocar um pedaço de K4 na boca e deixar a droga ser dissolvida pela saliva.
Na tarde deste domingo, durante uma abordagem no quilômetro 182 da rodovia Presidente Dutra, em Santa Isabel, região metropolitana de São Paulo, a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens transportando uma folha de papel preto dentro de um envelope. A perícia confirmou a presença da droga K4. Segundo a PRF, os homens disseram que estavam levando o envelope para o Rio de Janeiro.