Teste nas urnas e sistemas do TSE demonstram segurança

Publicado em 30/11/2021 - 11:54 Por Gabriel Pontes - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, apresentou nesta segunda os resultados do Teste Público de Segurança (TPS).

Nesta edição, 26 investigadores colocaram em prática 29 planos de ataque. Destes, 24 não obtiveram qualquer sucesso, outros cinco resultaram os chamados "achados" que são possíveis vulnerabilidades no sistema. Nenhum desses achados, porém, representam risco à segurança das eleições, como afirmou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Todas as vulnerabilidades serão corrigidas até maio de 2022, quando o TSE voltará a receber os investigadores para o teste de confiabilidade. O TPS é realizado no ano anterior às eleições. O TSE libera o acesso ao código-fonte das urnas e dos sistemas utilizados na votação para que especialistas possam colocar tudo à prova.

O TPS 2021 terminou no último sábado e os investigadores passaram seis dias em busca de vulnerabilidades nas urnas e em outros sistemas usados pelo TSE. Esta foi a sexta edição do TPS e também foi a edição com maior número de participantes e planos de ataques executados. O teste é uma colaboração dos especialistas chamados hackers do bem com a Justiça Eleitoral.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Inscrições para o Enem terminam no próximo sábado (21)

A taxa é de R$ 85, e poderá ser paga via Pix, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

Baixar arquivo
Educação

Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta o homeschooling

Os destaques devem ser  analisados nesta quinta-feira pelos deputados.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos, Sophia Loren era presa por evasão fiscal

 A atriz de origem italiana havia acabado de desembarcar de um avião no aeroporto de Roma, na Itália. Aos 47 anos, Sophia Loren foi condenada a 30 dias de reclusão por ter deixado de pagar 180 mil dólares de impostos na década de 1960.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Na Taça Libertadores da América, o Athletico Paranaense venceu o Libertad por 2 a 0, o América Mineiro empatou com Tolima, na Colômbia, em 2 a 2, já o Palmeiras venceu o Emelec por 1 a 0.

Baixar arquivo
Cultura

Região Sul do país traz ações especiais na Semana Nacional dos Museus

O Museu do Olho em Curitiba - PR realiza palestras, oficinas e debates. Na cidade de Joinville - SC é possível conhecer o Museu Arqueológico de Sambaqui. Já em Porto Alegre - RS, o convite é para uma visita ao Museu de História da Medicina.

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad recebe o Heart Award da Copa Billie Jean King

Bia foi indicada ao prêmio pela sua participação no Grupo I das Américas, disputado no começo do ano, em Salinas, no Equador.

Baixar arquivo