Argelino vira réu por apologia ao nazismo

Publicado em 03/12/2021 - 19:40 Por Júlia Ballarini - Repórter TV Brasil - São Paulo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

A informação foi divulgada hoje pelo Ministério Público Federal de São Paulo. As postagens foram realizadas em 2017. Elas enaltecem símbolos e personalidades do regime ditatorial alemão, entre elas, Adolf Hitler.

Apesar de se identificar com o nome falso no perfil na rede social, o argelino foi descoberto a partir do número de telefone vinculado à conta, registrado na capital paulista. Agora ele é processado por vinculação da cruz suástica para fins de divulgação do nazismo, crime previsto no artigo 20 da Lei de Combate ao Racismo.

Se for condenado, pode ficar até cinco anos preso, além do pagamento de multa. As postagens contém não só o símbolo mais característico do Terceiro Reich e fotos de Hitler ,mas também referências a outro expoente da ideologia antissemita, o escritor e ativista político percussor do partido Nazista.

O caso será julgado pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Atualmente, Abdessalem Martani está preso em regime semiaberto, condenado por crime de racismo no presídio de Itaí, interior de São Paulo.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Queda de energia paralisa estação de tratamento de água do RJ

Segundo a Cedae, dois milhões de moradores de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá, na Região Metropolitana, e da Ilha de Paquetá, tradicional bairro carioca, podem ter enfrentado dificuldades no abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo