logo Radioagência Nacional
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

Baixar
Júlia Ballarini - Repórter TV Brasil
03/12/2021 - 19:40
São Paulo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

A informação foi divulgada hoje pelo Ministério Público Federal de São Paulo. As postagens foram realizadas em 2017. Elas enaltecem símbolos e personalidades do regime ditatorial alemão, entre elas, Adolf Hitler.

Apesar de se identificar com o nome falso no perfil na rede social, o argelino foi descoberto a partir do número de telefone vinculado à conta, registrado na capital paulista. Agora ele é processado por vinculação da cruz suástica para fins de divulgação do nazismo, crime previsto no artigo 20 da Lei de Combate ao Racismo.

Se for condenado, pode ficar até cinco anos preso, além do pagamento de multa. As postagens contém não só o símbolo mais característico do Terceiro Reich e fotos de Hitler ,mas também referências a outro expoente da ideologia antissemita, o escritor e ativista político percussor do partido Nazista.

O caso será julgado pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Atualmente, Abdessalem Martani está preso em regime semiaberto, condenado por crime de racismo no presídio de Itaí, interior de São Paulo.

x